Centenas protestam contra racismo no campus da UFSM SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 10/05/22 18h40m
SVG: views 1478 Visualizações

Manifestação cobrou da reitoria responsabilização para crime de ódio e plano de promoção da igualdade racial

Alt da imagem
Protesto teve início em frente ao CAL - UFSM

Publicações de cunho racista realizadas por uma estudante da UFSM nas redes sociais levou centenas de pessoas a protestarem no campus da universidade na tarde desta terça-feira, 10 de maio. Desde a manhã, havia concentração no prédio do Centro de Artes e Letras (CAL), onde estudantes confeccionavam cartazes. Já no início da tarde, o protesto rumou para o hall do Restaurante Universitário, tendo posteriormente culminado no prédio da reitoria, onde as e os manifestantes entraram portando cartazes contra o racismo e cobrando uma investigação célere do caso. Lá, o movimento foi ouvido pelo reitor Luciano Schuch e pela vice, Martha Adaime. 

*Manifestantes são ouvidos pelo reitor e pela vice

Luiz Bonetti, integrante do DCE UFSM e do Movimento Negro Unificado (MNU), explicou quais as principais reivindicações levadas à reitoria: “A abertura de processo administrativo com encaminhamento para a Polícia Federal; um processo célere; a suspensão imediata da estudante enquanto ocorre o processo, a fim de garantir a segurança das e dos estudantes negras e negros; o desenvolvimento do plano de promoção de igualdade racial da UFSM; e o oferecimento de apoio psicológico e jurídico aos estudantes negras e negros”.

Ainda na tarde desta terça, o Gabinete do Reitor divulgou nota em que reforça o repúdio da UFSM a todas as formas de preconceito, racismo, agressão, assédio, abuso de poder, violência verbal ou física dentro e fora da Instituição.

“Frente às manifestações racistas e injúrias raciais proferidas no âmbito acadêmico da UFSM nesta semana, a Universidade informa que o caso foi registrado no canal oficial de denúncias da instituição, que é a Ouvidoria, e está sendo tratado através das vias administrativas e judiciais cabíveis. Nesse sentido, a UFSM comunicou à autoridade policial competente e irá instaurar processo disciplinar discente para apurar o fato.

Esse tipo de manifestação fere os princípios da diversidade e da pluralidade, que constituem a sociedade e nossa instituição. A UFSM se solidariza com as vítimas, porque acredita em uma universidade plural, sem espaço para qualquer tipo de preconceito.

Qualquer situação de assédio e discriminação deve ser denunciada por meio da Ouvidoria no site www.ufsm.br/ouvidoria”, expressa nota da Administração Central.

Diversos diretórios acadêmicos, coletivos e entidades posicionaram-se sobre o caso, incluindo o NEABI - UFSM (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) e o Observatório de Direitos Humanos, que escreveram:

“Expressamos nosso repúdio frente às manifestações racistas e injúrias raciais proferidas no âmbito acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria, as quais violentam nossos estudantes negros e negras, bem como ferem os princípios da diversidade e da pluralidade que constituem a sociedade brasileira e consequentemente suas instituições. Racismo é crime.

Seguiremos em luta pela responsabilização destes atos e pela construção de uma instituição que respeite a diversidade do nosso povo”.

Cabe lembrar que, nos últimos anos, a UFSM foi palco de ações criminosas, a exemplo de pichações racistas em paredes de salas pertencentes a diretórios acadêmicos e de banheiros da Biblioteca Central. Os casos estão sob investigação da Polícia Federal.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagens: William de Souza e DCE UFSM

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias