Fórum de Servidores/as protesta pela abertura imediata de negociações com o governo SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 491 Visualizações

Protesto acontece a partir das 14h desta quinta-feira, 12, em Brasília

Alt da imagem

O Fórum das Entidades Nacionais dos/as Servidores/as Públicos/as Federais (Fonasefe) promove uma manifestação nesta quinta-feira, 12 de maio, em Brasília (DF), para exigir do governo Bolsonaro a abertura imediata das negociações salariais com o funcionalismo público. A concentração para o ato tem início às 14h, no Espaço do/a Servidor/a, de onde sairá, às 16h, em direção à Praça dos Três Poderes.

Desde janeiro deste ano, as entidades que compõem o Fonasefe – dentre essas, o ANDES-SN – vêm cobrando reposição salarial de 19,99% a todas as servidoras e servidores públicos federais, como forma de repor as perdas inflacionárias acumuladas durante os últimos três anos. O governo, no entanto, vem se mostrando em silêncio absoluto, negando-se a dialogar com as entidades e procurando a imprensa para anunciar que concederia reajuste de 5% a todas as categorias do serviço público. Anúncio considerado desrespeitoso pelo Fonasefe, que avalia ser um índice insuficiente e uma maneira de gerar divisionismo entre as e os servidores.

Na nota de convocação para o ato publicada em seu Instagram, o Fórum menciona que as e os servidores do Banco Central chegaram a suspender sua paralisação na tentativa de dialogar com o governo, contudo, frente ao silêncio do Executivo, a categoria retornou ao estado de greve por tempo indeterminado. No INSS e no Ministério do Trabalho, servidores/as também seguem em greve e, segundo o Fonasefe, no dia 16 de maio será a vez dos/as servidores/as da Educação Básica, Profissional e Tecnológica ingressarem no movimento paredista.

Esse é o caminho para a vitória: muita unidade e mobilização! Além das greves, diversas categorias estão participando das mobilizações pelo reajuste. E essa semana, no dia 12/05, é dia de ir à Brasília defender o serviço público e exigir a abertura imediata das negociações salariais. Então, anota na agenda e chama o seu colega de trabalho! Vamos juntos!”, encerra texto do Fonasefe.

Se o ato desta quinta é em Brasília, para o próximo dia 19 de maio estão previstos protestos por todo o Brasil em defesa do reajuste já.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: Fonasefe

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo apresenta primeira proposta de reajuste a servidores e servidoras

SVG: calendario 17/02/2023
SVG: tag Campanha Salarial 2022
Reajustes de 7,8% no salário e de 43,6% no auxílio alimentação foram colocados na mesa de negociação e serão avaliados pelo funcionalismo

Servidores/as mobilizam-se contra tentativa do governo de trocar reajuste por acréscimo no vale-alimentação

SVG: calendario 07/06/2022
SVG: tag Campanha Salarial 2022
Funcionalismo público amarga salários defasados e mobiliza-se desde o início do ano por uma recomposição salarial

Fonasefe diz que não foi chamado pelo governo sobre o reajuste de 5%

SVG: calendario 18/04/2022
SVG: tag Campanha Salarial 2022
Fórum de Entidades de Servidores (as) Federais solicitou audiência, já que anúncio foi apenas pela imprensa

Veja todas as notícias