Sedufsm participa ativamente da 28ª Feicoop
Publicada em
Atualizada em
13/07/22 15h30m
703 Visualizações
Entidade organiza seminário no dia 16 de julho e apoia mais duas atividades durante a Feira
Na sexta, 15 de julho, inicia a 28ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop), que se estende até domingo, 17, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. A Seção Sindical dos Docentes da UFSM terá participação ativa no evento, que, em 2022, tem como tema “Construindo a sociedade do bem viver: por uma ética planetária”.
As atividades organizadas pela Sedufsm são um seminário que debaterá a produção de alimentos orgânicos, no sábado, 16, a partir das 9h, na Escola Irmão José Otão; uma exposição fotográfica montada pelo professor Dartanhan Figueiredo, que tem como foco a irmã Lourdes Dill- a mostra também ocorre no dia 16 de julho, das 9h às 19h, no Parque da Medianeira (ver mais abaixo); e uma oficina sobre estereótipos raciais, coordenada pela professora Maria Rita Py Dutra, no domingo, 17, a partir das 8h30, na Escola Irmão José Otão.
Stand da Sedufsm
O sindicato docente terá um espaço com materiais a serem distribuídos à comunidade que visitará a Feira, que abordam as bandeiras históricas em defesa da educação. Uma equipe da Sedufsm estará no stand, que ficará aberto no sábado e domingo, dias 16 e 17 de julho, das 9h às 19h, no pavilhão das entidades, junto ao Centro de Referência Dom Ivo.
Seminário
16 de julho (sábado), 9h às 12h, Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 1.
Título
“A produção de alimentos orgânicos e sua contribuição para a formação de agricultores e agricultoras para a produção agroecológica na região da quarta colônia do Rio Grande do Sul”.
Palestrantes
Ednalva Felix das Neves- Professora do departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM.
Rita Inês Paetzhold Pauli – Professora do departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM.
Juarez Felisberto - Técnico-Administrativo em Educação da UFSM.
Taís Garcia, Maurício Garcia, Carmen Silva e Rafael Dallacorte, produtoras e produtores agroecológicos da Feira Ana Primavesi.
Coordenação
Ascísio Pereira – professor do Centro de Educação da UFSM, presidente da Sedufsm.
Exposição fotográfica para Homenagear Irmã Lourdes
Autor: Dartanhan Figueiredo
Dia: 16 de julho (sábado), das 9h às 19h
Local: Parque da Medianeira- Lonão Solidariedade- palco principal.
O professor aposentado do departamento de Física da UFSM, Dartanhan Baldez Figueiredo, já reconhecido pelo seu apoio, através da fotografia, de manifestações dos movimentos sociais e populares, realizará uma ‘Exposição Fotográfica” na Feicoop, nos dia 16 de julho. O objetivo central é mostrar alguns momentos da trajetória de luta da irmã Lourdes Dill, uma das precursoras e incentivadoras, através do projeto Esperança/Cooesperança, da economia solidária em Santa Maria e no Brasil.
Conforme Figueiredo, foram selecionadas 15 fotografias, que traduzirão, imageticamente, a atuação da lutadora social, irmã Lourdes Dill. São momentos da religiosa atuando junto aos movimentos sociais, e registros das atividades durante o movimento ‘Fica, irmã Lourdes’, explica o professor.
Oficina ‘Eliminando estereótipos raciais’
Ministrante: Maria Rita Py Dutra, GT Negros e Afronta
Quando: 17 de julho (domingo), das 8h30 às 12h
Local: Escola Irmão José Otão (ao lado do Centro de Referência Dom Ivo)- Pavilhão A – Sala 2.
A professora da rede pública estadual aposentada, Maria Rita Py Dutra, juntamente com Bruna Troitinho, do GT Negros, e Fernanda Nunes e Quendra Cartier Laranjeira, do grupo Afronta, promovem a oficina ‘Eliminando estereótipos raciais’, que tem duração de aproximadamente quatro horas. Segundo Maria Rita, o objetivo da atividade é “problematizar a forma como os estereótipos raciais estão normalizados socialmente, além de refletir sobre as formas de combate ao racismo, ao preconceito e a discriminação racial.
Ela complementa ainda, sobre a atividade, que a ideia é discutir variadas formas de estereotipias racistas, tanto nacionais como norte-americanas, que são mantidas e construídas socialmente. Através da dinâmica e das discussões, pretende-se que a estereotipização seja problematizada questionada.
Texto: Fritz R. Nunes
Arte: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm