Próximo Conad do ANDES-SN será realizado em Campina Grande (PB)
Publicada em
17/07/22
Atualizada em
17/07/22 19h52m
666 Visualizações
Decisão foi tomada neste domingo, 17, pelas e pelos participantes do 65º Conad

Está decidido: o 66º Conad do ANDES-SN ocorrerá na cidade de Campina Grande, Paraíba. O evento, que deve ser realizado em meados de 2023, terá como sede a Associação de Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG).
A decisão foi tomada pelas e pelos participantes do 65º Conad, que ocorre desde a sexta-feira, 15, em Vitória da Conquista (BA). Ao apresentar sua seção sindical como sede do próximo Conad, o presidente da ADUFCG, Antônio Lisboa, destacou a importância de o evento ser realizado em sua universidade, visto que fortalecerá o trabalho que o movimento sindical docente tem feito junto à categoria. Além disso, no ano que vem, a ADUFCG completa 45 anos de existência.
“Temos uma longa história de luta no movimento docente, em uma perspectiva classista e de resistência. Estamos sob intervenção bolsonarista na UFCG e a realização de um Conad lá levará o bom debate político para dentro da universidade”, defendeu Lisboa, lembrando, ainda, que Campina Grande já sediou dois eventos nacionais do ANDES-SN anteriormente: o 36º Conad (em 1998) e o 27º Congresso (em 2007).
Contas aprovadas
O terceiro e último dia do 65º Conad iniciou na manhã deste domingo, 17, com a Plenária do Tema III – Questões Organizativas e Financeiras.
As e os participantes aprovaram a prestação de contas referente ao exercício de 2021 e, ainda, a prestação de contas referente à realização do 40º Conad, em março e abril deste ano, na cidade de Porto Alegre (RS). Também foi aprovada a previsão orçamentária para 2023.
TR5
A análise do Texto de Resolução 5, que tratava de denúncia de assédio contra um ex-diretor do Sindicato Nacional, foi realizada neste domingo. Na ocasião, o plenário do 65º CONAD definiu pela exclusão do docente da base de sindicalizados do ANDES-SN. Foi oportunizada a disponibilização do relatório da Comissão de Averiguação e a defesa do docente, além de manifestações orais do docente e dos membros da comissão. Após diversas manifestações do plenário, a exclusão do docente foi aprovada por 40 votos favoráveis, cinco contrários e nove abstenções.
Sobre as eleições de outubro
Tendo em vista a importância do processo eleitoral de outubro, as e os participantes do evento deliberaram que o 65º Conad delegue à diretoria do ANDES-SN a elaboração de uma carta de reivindicações aos presidenciáveis, com exceção do atual presidente da República, com a pauta da categoria docente seguindo os eixos do Caderno 2, com destaque a política de financiamento e política de ações afirmativas".
Texto e fotos: Bruna Homrich, com informações de ANDES-SN
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
