65º Conad finaliza projetando fortalecimento da luta contra Bolsonaro
Publicada em
17/07/22
Atualizada em
17/07/22 20h53m
431 Visualizações
Evento, iniciado na sexta, 15, encerrou neste domingo, 17, em Vitória da Conquista (BA)

Pouco após às 19h deste domingo, 17 de julho, com a leitura da Carta, foi encerrado o 65º Conad do ANDES-SN. Tendo iniciado na sexta-feira, 15, o evento aconteceu na cidade de Vitória da Conquista (Bahia), com suas atividades realizadas no auditório Glauber Rocha, localizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Durante os três dias do evento, as e os delegados e observadores discutiram temas relativos à conjuntura e ao movimento docente e atualizaram o Plano de Lutas aprovado no 40º Congresso do Sindicato Nacional, ocorrido no final de março, em Porto Alegre (RS).
Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, destacou que as professoras e professores saem mais fortalecidos desse evento: "Reafirmamos mais uma vez, de modo contundente, os princípios de autonomia, independência e classe desse sindicato".
Moções aprovadas
Dentre as moções aprovadas no 65º Conad, três foram assinadas pela delegada que representa a Sedufsm no evento, Liane Weber. A primeira delas consiste em uma moção de repúdio à cassação de Renato Freitas, vereador de Curitiba pelo Partido dos Trabalhadores (PT), por participar de um ato antirracista em denúncia ao assassinato do trabalhador congolês Moïse Kabagambe e de Durval Teófilo. A segunda também é uma moção de repúdio, mas faz referência ao assassinato de Marcelo Arruda, tesoureiro do Diretório Municipal do PT de Foz do Iguaçu, assassinado, durante sua comemoração de aniversário, por um homem apoiador de Jair Bolsonaro.
Já a terceira moção assinada por Liane, que, além de delegada, é diretora da Sedufsm, conclama a uma campanha de Paz nas Eleições, iniciativa da sociedade civil organizada para enfrentar a escalada de violência política evidenciada nas últimas semanas e as tentativas de setores autoritários de deslegitimarem o processo eleitoral que transcorrerá em outubro.
Após a aprovação na plenária do Conad, as moções passarão por um processo de revisão para, posteriormente, serem disponibilizadas via circular às seções sindicais e suas bases.
Texto e fotos: Bruna Homrich
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
