MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Notícias

09/09/2022 14h49m   09/09/2022 14h55m   | A+ A- |   324 visualizações

Dica: ver o premiado filme espanhol de David Trueba

Professor José Marcos Froehlich dá detalhes sobre “Viver é fácil com os olhos fechados”

Capa do filme
Capa do filme

Sextou! Nesta sexta, 9 de setembro, a dica cultural é do professor José Marcos Froehlich, do departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM. A sugestão dele é o filme espanhol de 2013, dirigido por David Trueba, chamado “Viver é fácil com os olhos fechados”. A produção ganhou sete prêmios Goya naquela época e foi indicada para concorrer ao Oscar. Leia a dica abaixo e, se quiser assistir, dentre as plataformas indicadas estão Amazon Prime Video, Google Play e Apple TV.


“Viver é fácil com os olhos fechados

O título do filme é um verso da música Strawberry Fields Forever, composta por John Lennon quando estava em Almería, no sul da Espanha, gravando em 1966 o filme Que Delícia de Guerra, de Richard Lester. Antonio, professor de inglês em uma escola de Albacete, no interior da Espanha, sonha conhecer Lennon, pois utiliza as músicas dos Beatles para ensinar a língua aos seus alunos.

A história do filme é baseada em um fato real: um professor espanhol aproveitou a estadia de Lennon em Almería e empreendeu uma viagem para encontrá-lo. No trajeto entre Albacete e Almería, Antonio dá carona para 2 jovens, cujas vidas mudarão ao conhecê-lo e ao se conhecerem um ao outro. Belén, de 20 anos, fugida de uma casa na qual jovens que engravidaram sem serem casadas vivem até terem as crianças que, em seguida, são adotadas por outras famílias; e Juanjo, de 16 anos, que fugiu de casa por causa do pai repressivo. Ambos acompanham Antonio em sua aventura.

Ao longo do caminho e durante a estadia em Almería, os três se conhecem e conhecem melhor a Espanha e os espanhóis durante a ditadura Franquista (1936 – 1975). Dirigido com notável sensibilidade e intensidade, o enredo tem como cenário e moldura as extraordinárias paisagens de Almería, ainda então bastante desconhecidas e bem diferentes das atuais. Foi também por aquela época e naquelas paisagens que Sérgio Leone rodou a trilogia dos dólares, inaugurando a originalidade da cópia, o Western Spaghetti, ao som de Morricone.

O filme de Trueba evoca esta memória significativa, com a trilha sonora de Pat Metheny expressando com maestria os sentimentos, num filme no qual a música é um dos temas essenciais e uma das razões para a sua existência. A produção do filme é tão atenta que você é conduzido para os anos 60 pelos cenários, figurinos, carros e o uso perspicaz da TV, rádio e cinema, dando ao espectador uma ótima ambientação da época. A química da equipe deu tão certo que o filme levou 7 prêmios Goya da Academia Cinematográfica de Espanha e representou o país no Oscar daquele ano. Seu êxito talvez tenha muito que ver com a boa conexão que consegue com o espírito de uma época, que lutava pelos sonhos de um mundo melhor, mesmo quando ficava mais difícil ser alguém...

Sinopse, Ficha Técnica e acesso gratuito disponíveis em:

https://www.rtve.es/play/videos/somos-cine/vivir-facil-ojos-cerrados/5551126/


Curiosidades interessantes (como sobre as primeiras imagens de Lennon com seu célebre óculos redondo, e outras similares), podem ser lidas neste breve e interessante artigo de Elena Ruiz:

https://www.traveler.es/viajeros/articulos/john-lennon-en-almeria-strawberry-fields-forever/13977


José Marcos Froehlich
Professor do PPG em Extensão Rural e do PPG em Ciências Sociais da UFSM. Atualmente é professor Convidado na Universidad de Sevilla, Espanha.”

 

Imagens: Divulgação e arquivo pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

Fotos da Notícia

Capa do filme

Compartilhe com sua rede social


© 2023 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041