Democracia e direitos sociais em debate na Sedufsm na quinta, 22 SVG: calendario Publicada em 16/09/22
SVG: atualizacao Atualizada em 21/09/22 15h52m
SVG: views 567 Visualizações

Evento é promovido por entidades da UFSM reunidas em torno do grupo Práxis

Alt da imagem

O respeito ao voto popular será o principal centro das discussões que ocorrerão na quinta, 22 de setembro, a partir das 18h, no auditório da Sedufsm. Na mesa de debates estarão presentes a professora aposentada do departamento de Direito da UFSM, Bia Oliveira, e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal (Sintrajufe/RS) e da CUT/RS, Marcelo Carlini.

Essa será mais uma etapa do ciclo de debates “Universidade e Democracia”, promovido pelo grupo Práxis, que é composto por docentes, estudantes e técnico-administrativos em educação de universidades de todo o país. Em Santa Maria, o Práxis é formado por Sedufsm, Assufsm, Atens, Sinasefe, DCE e APG. Como apoiadores desde a primeira edição do ciclo estão a UAP (Unidade de Apoio Pedagógico) do Centro de Educação e o canal de Youtube Paideia, que fará a transmissão ao vivo do evento.

O debate do próximo dia 22 é intitulado “Por democracia e direitos sociais: o respeito ao voto popular” e visa a problematizar as afirmações ameaçadoras de Jair Bolsonaro e seus apoiadores a respeito do processo eleitoral, das urnas eletrônicas e da própria legitimidade do voto popular.

A participação no debate não necessita de inscrição prévia e é aberta ao público.

A UFSM sediou dois eventos anteriores que resultaram da parceria entre as entidades representativas e o grupo Práxis. A primeira atividade ocorreu no dia 30 de junho, com a presença do professor de Filosofia da UFG, Adriano Correia. A segunda foi no dia 2 de agosto, com o professor Hernán Ramírez, do programa de pós-graduação em História da Unisinos.

O quê? Mesa de debate “Por democracia e direitos sociais: o respeito ao voto popular”

Quando? 22 de setembro (quinta-feira)

Horário? 18h

Local? Auditório Suze Scalcon da Sedufsm (Rua André Marques, 665)

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: Italo de Paula

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Brasil já tem seu Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos

SVG: calendario 02/04/2026
SVG: tag Sedufsm
Docentes fazem reflexões sobre o PNE que deve vigorar de 2026 a 2036

Desigualdades de gênero e raça atravessam docência e demandam políticas de apoio e reparação

SVG: calendario 01/04/2026
SVG: tag Sedufsm
Sedufsm promoveu Seminário "Universidade que Queremos" com as docentes Fernanda Staniscuaski (UFRGS) e Ana Luisa Araujo de Oliveira (Univasf)

Sancionada lei que acaba com a lista tríplice nas universidades federais

SVG: calendario 01/04/2026
SVG: tag Sedufsm
Nova legislação determina nomeação de candidatura mais votada e altera regras do processo eleitoral; movimento sindical e estudantil celebra vitória da mobilização histórica

Veja todas as notícias