Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
23/09/2022 10h46m 23/09/2022 11h05m | A+ A- | 473 visualizações
A apresentadora, Rita von Hunty
Sextou! Nesta sexta, 23, a dica cultural é da professora Simone Gallina, do departamento de Administração Escolar do CE/UFSM. A sugestão é o canal do YouTube ‘Tempero Drag’, cuja apresentação é feita por uma personagem, Rita von Hunty. Criado para difundir o veganismo, o canal se tornou uma referência nas discussões sobre temas variados, passando pela educação até saúde, cultura e economia, entre outros da contemporaneidade. Confira a dica, abaixo.
"A minha dica é o canal no YouTube chamado Tempero Drag, produzido por Guilherme Terreri Lima Pereira, na persona de Rita von Hunty. Um canal que mesmo tendo sido criado para difundir o veganismo, tornou-se uma referência nas discussões de assuntos sobre política, cultura, educação, economia, saúde, literatura e muitos outros temas importantes do mundo contemporâneo.
No canal, Rita von Hunty trata de forma humorada e inteligente temas polêmicos do nosso cotidiano. Destaca-se a sua capacidade de transpor didaticamente para um público leigo assuntos e questões complexas que requerem muitas vezes um longo estudo. Essa virtude faz de Tempero Drag uma importante referência no enfrentamento da banalização da cultura e do saber. Encontramos uma performance de excelente desempenho, especialmente por reunir humor, densidade conceitual e uma capacidade crítica que nos afeta pensar os efeitos e as afecções da cultura.
Uma questão que se destaca à primeira vista é a escolha do cenário onde, geralmente, acontece a performance de Rita von Hunty. Quase sempre aparece sentada em sua sala de leitura, rodeada de livros, espantosamente conectada com os dados do presente e, de forma surpreendente, sinalizando para a importância do diálogo entre o já pensado e o que ainda não pensamos. Essa performance destaca uma figura preocupada com a vida e, principalmente, com o fato de as pessoas ainda reproduzirem modos de existência baseados na violência, opressão, no preconceito. Sempre cuidadosa e respeitosa com a diversidade, mas nunca deixando de apontar e desvelar o silenciamento dos subalternizados que perambulam no universo do patriarcado capitalista.
A linguagem adotada por Rita von Hunty mexe com nossas memórias de estudantes, afinal, quem de nós em muitos momentos das suas vivências escolares não teve professores e professoras que nos instigavam com suas perguntas e procurava estimular a nossa capacidade de compreensão pelo itinerário dos porquês.
Em um tempo em que vivenciamos profundas transformações na sociedade, muitas delas experienciadas a partir da imersão cotidiana no mundo virtual. Mas também em um tempo em que vivenciamos uma profunda desvalorização da importância da educação e da ciência na vida das pessoas, utilizada como dispositivo de enfraquecimento cultural e político, o Tempero Drag aparece como um sinal de esperança em meio a tão diversos, por vezes, questionáveis conteúdos disponíveis nas plataformas digitais.
Canal no Youtube https://www.youtube.com/c/TemperoDrag"
Simone Freitas da Silva Gallina
Professora do departamento de Administração Escolar do CE/UFSM.
Imagens: Divulgação e arquivo pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)
27/01/23 - Dica: série ‘extremistas.br’ retrata avanço do extremismo de direita no Brasil
20/01/23 - Dica: mergulhar na história do julgamento de militares argentinos
13/01/23 - Dica: “Rádio Escafandro”, podcast que propõe “mergulhos profundos” em temas da atualidade
06/01/23 - Dica: assistir a homenagem ao maestro Frederico Richter
22/12/22 - Dica: professor sugere a leitura de “Os anos”
16/12/22 - Dica: assistir espetáculo de dança no Teatro Caixa Preta
02/12/22 - Dica: intervenção “POVO”, no Brique da Vila Belga