MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Notícias

05/10/2022 16h19m   05/10/2022 16h46m   | A+ A- |   343 visualizações

Diretoria do ANDES-SN posiciona-se por voto em Lula no 2º turno

Em nota, direção da entidade defende “derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas”


Nesta quarta-feira, 5 de outubro, a diretoria do ANDES-SN publicou nota defendendo o voto em Lula no segundo turno das eleições presidenciais, marcado para ocorrer no dia 30 de outubro. No texto, a direção diz que a chapa Bolsonaro/Braga-Neto não integra o campo democrático, pelo contrário, representa uma ameaça real à ainda frágil democracia brasileira.

Ataques à educação pública e às liberdades democráticas, degradação das condições de vida da classe trabalhadora, destruição dos biomas brasileiros e negligência com relação ao combate à pandemia estão dentre os motivos elencados pela diretoria nacional para se posicionar de forma contundente contra Bolsonaro e em favor de Lula.

Leia, abaixo, a nota completa (também disponível para download ao final desta página):

"NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN SOBRE O SEGUNDO TURNO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL: VOTAR EM LULA PARA DERROTAR BOLSONARO NAS RUAS E NAS URNAS!

A Diretoria do ANDES – Sindicato Nacional se dirige ao conjunto da categoria, neste momento de extrema gravidade, para se posicionar sobre o segundo turno da eleição para Presidente da República.

Nossas ações sempre se pautaram pela defesa da democracia, reconhecendo que, embora limitado, o processo eleitoral deve respeitar todas as candidaturas que se apresentam para o pleito.

A candidatura do atual presidente, que alcançou o segundo turno eleitoral, tem reiteradamente manifestado a possibilidade de desrespeito ao pleito, com questionamentos quanto às decisões das instituições responsáveis por organizar e fiscalizar as eleições e ao funcionamento das urnas eletrônicas. E o faz propalando ameaças golpistas e incitando as pessoas que o apoiam a fazerem uso da violência política.

O conjunto da obra de Bolsonaro-Mourão à frente da Presidência é dos mais nefastos da história do nosso país: constantes ataques à educação pública, às ciências, ao conhecimento e às liberdades democráticas; degradação das condições de vida da classe trabalhadora; incentivo à destruição dos biomas brasileiros, especialmente da floresta amazônica e seus povos; ataques machistas, racistas, xenofóbicos, capacitistas e LGBTQIAP+fóbicos; pauperização e fome da população, com 33 milhões de pessoas sem ter o que comer; além das 686 mil mortes por COVID19.

A política adotada pelo governo Bolsonaro-Mourão confirma que está em curso um projeto fascista. É muito preocupante a comprovação, no primeiro turno das eleições, de que mais de 43% do(a)s eleitore(a)s votaram pela continuidade da política genocida e de extrema direita.

A candidatura de Bolsonaro/Braga-Netto não faz parte do campo democrático. Há real ameaça de reeleição e um segundo mandato colocaria a nossa frágil democracia sob risco ainda maior.

Assim, a Diretoria do ANDES-SN se posiciona pelo voto em Lula, no dia 30/10/22, porque tem a responsabilidade e o compromisso em avaliar que o contexto eleitoral impactará nas condições de luta, de existência dos Sindicatos. Para o ANDESSN continuar nas ruas, com independência e autonomia, é fundamental derrotar Bolsonaro nas urnas.

A gravidade do momento exige “Votar em Lula para derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas!”.

Por fim, reafirmamos a defesa da autonomia e da independência do Sindicato Nacional e que permaneceremos em luta defendendo nossas pautas.

Brasília (DF), 05 de outubro de 2022.

Diretoria do ANDES Sindicato Nacional".

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: ANDES-SN

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

 

Fotos da Notícia

Compartilhe com sua rede social


© 2023 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041