Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
07/10/2022 18h36m 07/10/2022 18h43m | A+ A- | 360 visualizações
Assembleia no modo presencial ocorreu no Auditório Suze Scalcon da Sedufsm
Em assembleia híbrida ocorrida na manhã desta sexta, 7, com participação presencial no Auditório Suze Scalcon da Sedufsm, e também virtual, através do Google Meet, as docentes e os docentes aprovaram a adesão a atividades de mobilização local contra os cortes orçamentários promovidos pelo governo federal. A primeira delas na segunda, 10 de outubro, às 17h, no Largo do Planetário da UFSM, reunindo as entidades que representam os segmentos da instituição, entre elas, a Sedufsm. E a outra, que está sendo chamada para o dia 18 de outubro, por entidades nacionais do movimento estudantil.
Essa definição ocorreu após a diretoria da Sedufsm ter aberto espaço para uma avaliação da conjuntura nacional, em que foram apontados diversos motivos pelos quais se deve repelir a candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República, entre esses, os ataques sucessivos ao sistema educacional. Na mesma linha, a mesa que conduzia a plenária colocou em apreciação a proposta de referendar a posição manifestada pela diretoria do ANDES-SN, esta semana, de indicar no segundo turno o voto do pleito presidencial em Luiz Inácio Lula da Silva. A proposição foi aprovada por 12 votos a 9. A Sedufsm divulgará, posteriormente, nota de apoio a Lula no segundo turno.
14º Conad extraordinário
Também constante da pauta de convocação da assembleia, a escolha de delegado(a) para o 14º Conad extraordinário do ANDES-SN, que ocorre nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília. O tema do encontro é “CSP-Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”.
Após uma discussão preliminar sobre a atuação da central sindical, com posições favoráveis e desfavoráveis, foi escolhida a delegação da Sedufsm para o 14º Conad. A vice-presidente da Sedufsm, professora Marcia Morschbacher, teve o nome referendado como delegada ao evento. Para observadores foram escolhidos o professor Julio Quevedo (também suplente de delegado) e o professor João Carlos Gilli Martins.
Funpresp
Na parte final da assembleia, o advogado Heverton Padilha, da assessoria jurídica da Sedufsm, a convite da diretoria, fez uma explanação sobre os temas da Fundação de Previdência Complementar dos Servidores/as (Funpresp) e do Teletrabalho. Conforme Padilha, ainda hoje a Funpresp segue como uma espécie de “cheque em branco” no caso de adesão do funcionalismo. Essa situação se agrava no momento em que uma medida do governo transforma a personalidade da Fundação, que passa a ter parâmetros de empresa privada.
Para docentes que tiverem dúvida sobre a questão da Funpresp, a assessoria jurídica do sindicato atende todas as manhãs de terça-feira, na sede (rua André Marques, 665) e poderá estender para outro período em caso de necessidade de ampliar esclarecimentos à categoria. Abaixo, trazemos trecho da fala do advogado Heverton Padilha na plenária desta sexta-feira.
Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Edição de vídeo: Rafael Balbueno
Assessoria de imprensa da Sedufsm
03/02/23 - Dica: conhecer um pouco do saudoso Ricardo Boechat
26/01/23 - Mãe de vítima do incêndio na boate Cromañón acompanha programação de 10 anos da Kiss
25/01/23 - Entidades repudiam falta de debate em minuta que altera ingresso na UFSM
24/01/23 - Vice-reitora da UFSM apresenta proposta de novo Plano de Atividades Docentes
23/01/23 - Sedufsm negocia redução do percentual de reajuste da Unimed
20/01/23 - Docentes defendem tolerância zero contra golpistas
20/01/23 - Dirigentes de Instituições Federais de Ensino têm primeira reunião com Lula