Assembleia aprova adesão a mobilizações contra cortes orçamentários
Publicada em
07/10/22
Atualizada em
07/10/22 18h43m
686 Visualizações
Docentes referendaram indicação de voto em Lula no segundo turno e discutiram Conad extraordinário

Em assembleia híbrida ocorrida na manhã desta sexta, 7, com participação presencial no Auditório Suze Scalcon da Sedufsm, e também virtual, através do Google Meet, as docentes e os docentes aprovaram a adesão a atividades de mobilização local contra os cortes orçamentários promovidos pelo governo federal. A primeira delas na segunda, 10 de outubro, às 17h, no Largo do Planetário da UFSM, reunindo as entidades que representam os segmentos da instituição, entre elas, a Sedufsm. E a outra, que está sendo chamada para o dia 18 de outubro, por entidades nacionais do movimento estudantil.
Essa definição ocorreu após a diretoria da Sedufsm ter aberto espaço para uma avaliação da conjuntura nacional, em que foram apontados diversos motivos pelos quais se deve repelir a candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República, entre esses, os ataques sucessivos ao sistema educacional. Na mesma linha, a mesa que conduzia a plenária colocou em apreciação a proposta de referendar a posição manifestada pela diretoria do ANDES-SN, esta semana, de indicar no segundo turno o voto do pleito presidencial em Luiz Inácio Lula da Silva. A proposição foi aprovada por 12 votos a 9. A Sedufsm divulgará, posteriormente, nota de apoio a Lula no segundo turno.
14º Conad extraordinário
Também constante da pauta de convocação da assembleia, a escolha de delegado(a) para o 14º Conad extraordinário do ANDES-SN, que ocorre nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília. O tema do encontro é “CSP-Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”.
Após uma discussão preliminar sobre a atuação da central sindical, com posições favoráveis e desfavoráveis, foi escolhida a delegação da Sedufsm para o 14º Conad. A vice-presidente da Sedufsm, professora Marcia Morschbacher, teve o nome referendado como delegada ao evento. Para observadores foram escolhidos o professor Julio Quevedo (também suplente de delegado) e o professor João Carlos Gilli Martins.
Funpresp
Na parte final da assembleia, o advogado Heverton Padilha, da assessoria jurídica da Sedufsm, a convite da diretoria, fez uma explanação sobre os temas da Fundação de Previdência Complementar dos Servidores/as (Funpresp) e do Teletrabalho. Conforme Padilha, ainda hoje a Funpresp segue como uma espécie de “cheque em branco” no caso de adesão do funcionalismo. Essa situação se agrava no momento em que uma medida do governo transforma a personalidade da Fundação, que passa a ter parâmetros de empresa privada.
Para docentes que tiverem dúvida sobre a questão da Funpresp, a assessoria jurídica do sindicato atende todas as manhãs de terça-feira, na sede (rua André Marques, 665) e poderá estender para outro período em caso de necessidade de ampliar esclarecimentos à categoria. Abaixo, trazemos trecho da fala do advogado Heverton Padilha na plenária desta sexta-feira.
Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Edição de vídeo: Rafael Balbueno
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
