Dica: ir ao Recital de Marimba no Theatro Treze de Maio SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 21/10/22 16h00m
SVG: views 1489 Visualizações

Gilmar Goulart, professor da UFSM, apresenta-se no sábado, 22, às 20h

Alt da imagem
Apresentação recente de Gilmar Goulart, no foyer do Teatro São Pedro, em Porto Alegre

Sextou! Nesta sexta, 21, a dica cultural é prestigiar o Recital de Marimba, que ocorre neste sábado, 22 de outubro, às 20h, no Theatro 13 de Maio. O concerto musical será realizado por Gilmar Goulart, professor do Curso de Música da UFSM. Segundo ele, o repertório a ser apresentado é uma pequena amostra das possibilidades musicais e artísticas da marimba, um instrumento originário do continente africano e que chegou às Américas há mais de cinco séculos. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.

A marimba é instrumento originário da África, que chegou ao continente americano há mais de 500 anos, mais precisamente na região onde hoje é o sul do México e a Guatemala. Conforme Gilmar Goulart, não por acaso, nestes locais é o instrumento musical mais tradicional e apreciado, com uma tradição de grupos familiares tocando com 2, 3 pessoas em um só instrumento (que são fabricados até hoje de forma artesanal, embora alguns sejam industrializados). A marimba é o instrumento oficial da Guatemala e passou a destacar-se no século XX, depois de ser levada aos EUA, onde sua produção industrial começou. Mais tarde, depois de ser introduzida no Japão, a fábrica Yamaha levou 20 anos pesquisando e testando materiais até chegar à marimba de concerto, que foi tornada padrão no mundo todo.

No recital deste sábado, no teatro, a programação de Goulart prevê a execução de obras de compositores de diversos países: França (Eric Sammut), México (Jesús Martínez), Argentina (José Luís Padula, com arranjo do professor da UFSM), EUA (Paul Lasnky, Christopher Deane, Gordon Stout), Inglaterra (Hélène Grosvenor), Japão (Keiko Kotoku e Keiko Abe) e Brasil (Ney Rosauro, ex-professor da UFSM).

Gilmar Goulart é natural de Santa Maria, tendo formação como Bacharel em Música/Percussão pela UFSM. Fez especialização em Marimba no Royal Northern College of Music de Manchester (Diploma de Performance Profissional), Inglaterra. O Doutorado em Artes Musicais foi realizado na Universidade do Colorado, em Boulder. Docente da UFSM desde 1995, sendo atualmente ‘Titular’, Goulart já gravou dois CDs: “O Mundo da Marimba”, de 1998 e “Os Estados de Espírito da Marimba” (2006).

 

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Arquivo pessoal
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Veja todas as notícias