MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Notícias

21/10/2022 10h46m   21/10/2022 16h00m   | A+ A- |   263 visualizações

Dica: ir ao Recital de Marimba no Theatro Treze de Maio

Gilmar Goulart, professor da UFSM, apresenta-se no sábado, 22, às 20h

Apresentação recente de Gilmar Goulart, no foyer do Teatro São Pedro, em Porto Alegre
Apresentação recente de Gilmar Goulart, no foyer do Teatro São Pedro, em Porto Alegre

Sextou! Nesta sexta, 21, a dica cultural é prestigiar o Recital de Marimba, que ocorre neste sábado, 22 de outubro, às 20h, no Theatro 13 de Maio. O concerto musical será realizado por Gilmar Goulart, professor do Curso de Música da UFSM. Segundo ele, o repertório a ser apresentado é uma pequena amostra das possibilidades musicais e artísticas da marimba, um instrumento originário do continente africano e que chegou às Américas há mais de cinco séculos. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.

A marimba é instrumento originário da África, que chegou ao continente americano há mais de 500 anos, mais precisamente na região onde hoje é o sul do México e a Guatemala. Conforme Gilmar Goulart, não por acaso, nestes locais é o instrumento musical mais tradicional e apreciado, com uma tradição de grupos familiares tocando com 2, 3 pessoas em um só instrumento (que são fabricados até hoje de forma artesanal, embora alguns sejam industrializados). A marimba é o instrumento oficial da Guatemala e passou a destacar-se no século XX, depois de ser levada aos EUA, onde sua produção industrial começou. Mais tarde, depois de ser introduzida no Japão, a fábrica Yamaha levou 20 anos pesquisando e testando materiais até chegar à marimba de concerto, que foi tornada padrão no mundo todo.

No recital deste sábado, no teatro, a programação de Goulart prevê a execução de obras de compositores de diversos países: França (Eric Sammut), México (Jesús Martínez), Argentina (José Luís Padula, com arranjo do professor da UFSM), EUA (Paul Lasnky, Christopher Deane, Gordon Stout), Inglaterra (Hélène Grosvenor), Japão (Keiko Kotoku e Keiko Abe) e Brasil (Ney Rosauro, ex-professor da UFSM).

Gilmar Goulart é natural de Santa Maria, tendo formação como Bacharel em Música/Percussão pela UFSM. Fez especialização em Marimba no Royal Northern College of Music de Manchester (Diploma de Performance Profissional), Inglaterra. O Doutorado em Artes Musicais foi realizado na Universidade do Colorado, em Boulder. Docente da UFSM desde 1995, sendo atualmente ‘Titular’, Goulart já gravou dois CDs: “O Mundo da Marimba”, de 1998 e “Os Estados de Espírito da Marimba” (2006).

 

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Arquivo pessoal
Assessoria de imprensa da Sedufsm

Fotos da Notícia

Apresentação recente de Gilmar Goulart, no foyer do Teatro São Pedro, em Porto Alegre

Compartilhe com sua rede social


© 2023 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041