Sedufsm repudia declarações do deputado Bibo Nunes SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 21/10/22 14h58m
SVG: views 1012 Visualizações

Direção sindical lamenta incitação ao ódio promovida pelo parlamentar bolsonarista

Alt da imagem

A diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) está divulgando uma nota de repúdio às declarações, em vídeo, pelas redes sociais, do deputado federal Bibo Nunes (PL), apoiador do presidente Jair Bolsonaro, através do qual ele promove incitação ao ódio. Ao criticar as manifestações de estudantes contra os cortes orçamentários, o parlamentar sugere que os mesmos sejam “queimados vivos”. A Sedufsm também manifesta solidariedade aos (às) estudantes atacados(as), tanto da UFSM como de Pelotas.

Abaixo, a íntegra da nota:

“NOTA DA DIREÇÃO

A Sedufsm vem manifestar o seu repúdio em decorrência das declarações do deputado federal Bibo Nunes sobre estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O deputado confunde imunidade parlamentar com impunidade, e liberdade de expressão com crime.  A sociedade gaúcha já disse nas urnas que repudia parlamentares como ele, ao não o reeleger. Agora, é preciso mais: que o mesmo seja punido criminalmente pelo que vem fazendo.

Incitação à violência é crime de ódio. O parlamentar sugere que os(as) estudantes que foram a manifestações contra os cortes na Educação, promovidos pelo governo, sejam “queimados vivos”.  Além de sugerir uma atrocidade, o deputado esquece a dor pela qual Santa Maria ainda vive pela tragédia da Boate Kiss, em que estudantes morreram queimados(as). Seria, no mínimo, desrespeitosa a fala do parlamentar, mas, ao incitar a ação, é também criminosa.

Além de criminosas, as falas do parlamentar são preconceituosas e mentirosas. Os (as) estudantes da UFSM não são inúteis. Quando protestam contra os cortes governamentais estão fazendo exatamente o que o deputado não faz e diz que os(as) estudantes não fazem: indo à luta. Desde que o atual governo começou, a Educação vem sendo atacada e os recursos são cada vez mais escassos. Assim, protestar contra tais medidas é lutar por uma Universidade plural e de qualidade. Esquece, também, o(a) deputado(a) que a Universidade pública cada vez mais retrata o perfil socioeconômico brasileiro, conforme pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que mostra que estas instituições expressam a diversidade cultural, racial e de sexo da população brasileira, assim como a desigualdade de renda.

A SEDUFSM se solidariza com os(as) estudantes, que foram atacados(as) e ofendidos(as) pelo parlamentar e segue na luta em defesa da UFSM, conclamando a todos(as) a também se manifestarem contra o discurso de ódio do parlamentar.”

 

Imagem: Italo de Paula
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias