MOBILIZAÇÃO CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA

Cartilha sobre a PEC 32

Últimas Notícias

Espaço Cultural

Reflexões Docentes

Contatos SEDUFSM

(55) 3222 5765

Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h

Endereço

SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041

Email

Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br

Notícias

12/11/2022 15h05m   12/11/2022 15h09m   | A+ A- |   182 visualizações

Conad extraordinário abre destacando vitória eleitoral no país

Entidades ressaltaram importância de manter mobilização em defesa da pauta educacional

Mais de 200 participantes no Conad extraordinário que acontece em Brasília neste sábado e domingo
Mais de 200 participantes no Conad extraordinário que acontece em Brasília neste sábado e domingo

Durante a abertura do 14. Conad extraordinário, na manhã deste sábado, 12, junto à sede da AdunB, em Brasília, a maioria das representações das entidades destacou a importância da vitória da candidatura Lula à Presidência da República contra o atual presidente, Jair Bolsonaro. A presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura, frisou a “decisão acertada do ANDES-SN de apoiar Lula no segundo turno”. A preocupação agora passa a ser mobilizar-se para garantir que no debate da transição, a pauta da educação pública seja absorvida pelo governo que assume em 2023.

Falando pela União Nacional de Estudantes (UNE), Isis Mustafá enfatizou que o movimento sindical e também o estudantil precisam estar no debate que está ocorrendo, junto à equipe de transição de Lula, com o intuito de apontar cenários para a política educacional brasileira. Segundo ela, o debate não pode ser dominado pelos setores da educação empresarial.

Davi Lobão, da direção nacional do Sinasefe, fez uma intervenção no sentido de também valorizar a importância da vitória de Lula, mas que o momento seguinte é de dar continuidade às mobilizações, justamente na busca de mostrar ao futuro governo que a educação pública precisa estar entre as prioridades. Lobão já adiantou que, na próxima semana, ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra devem se reunir justamente para dar consequência a uma mobilização conjunta em articulação junto ao governo eleito.

Paulo Barela, em nome da CSP-Conlutas, central sindical que é parte do debate avaliativo no Conad que iniciou, argumentou que a vitória eleitoral foi importante, mas a considera insuficiente para derrotar o “projeto de Bolsonaro “, já que o enfrentamento ao “fascismo” precisa se dar também nas ruas. Apesar do apoio a Lula contra Bolsonaro, o dirigente expressou o pensamento de que o movimento sindical precisa ter “autonomia e independência” frente ao governo.

Precedendo à abertura do evento ocorreu uma atividade cultural, que contou com a presença de Martinha do Coco Paranoá, uma referência da cultura popular no Distrito Federal. Martinha iniciou a carreira artística cantando samba de coco em um grupo de percussão no Paranoá, e depois desenvolveu trabalho autoral, no qual mescla as influências culturais de sua terra natal, Pernambuco, como os ritmos de coco, maracatu e ciranda, a elementos da cultura local e da sua vivência no Cerrado.

Participantes do evento

No final da manhã de sábado ocorreu a plenária de instalação, quando foi discutido e aprovado o regimento do Conad extraordinário. Conforme o balanço feito pela coordenação do evento, as presenças no Conad alcançam 236 pessoas. Esse número resulta da soma de:

- 71 delegados(as)

- 126 observadores(as);

- 31 diretores(as) nacionais;

- 8 convidados (as).

No total, 77 seções sindicais estão representadas no encontro, inclusive a Sedufsm, que tem como delegada a professora Marcia Morschbacher, vice-presidenta da seção sindical, e Julio Quevedo, observador.

Nesta tarde de sábado, a pauta do debate é a conjuntura e o movimento docente, que faz parte do Tema I. Ao final do dia (17h30) haverá um ato público que tem como ponto central o antirracismo. No turno da noite haverá grupos mistos e, ao longo do domingo, o debate sobre manutenção da filiação ou a desfiliação da CSP-Conlutas.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

Fotos da Notícia

Mais de 200 participantes no Conad extraordinário que acontece em Brasília neste sábado e domingo A presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura Artista Martinha do Coco Paranoá Plenária de instalação

Compartilhe com sua rede social


© 2023 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041