Conad extraordinário abre destacando vitória eleitoral no país SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 12/11/22 15h09m
SVG: views 320 Visualizações

Entidades ressaltaram importância de manter mobilização em defesa da pauta educacional

Alt da imagem
Mais de 200 participantes no Conad extraordinário que acontece em Brasília neste sábado e domingo

Durante a abertura do 14. Conad extraordinário, na manhã deste sábado, 12, junto à sede da AdunB, em Brasília, a maioria das representações das entidades destacou a importância da vitória da candidatura Lula à Presidência da República contra o atual presidente, Jair Bolsonaro. A presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura, frisou a “decisão acertada do ANDES-SN de apoiar Lula no segundo turno”. A preocupação agora passa a ser mobilizar-se para garantir que no debate da transição, a pauta da educação pública seja absorvida pelo governo que assume em 2023.

Falando pela União Nacional de Estudantes (UNE), Isis Mustafá enfatizou que o movimento sindical e também o estudantil precisam estar no debate que está ocorrendo, junto à equipe de transição de Lula, com o intuito de apontar cenários para a política educacional brasileira. Segundo ela, o debate não pode ser dominado pelos setores da educação empresarial.

Davi Lobão, da direção nacional do Sinasefe, fez uma intervenção no sentido de também valorizar a importância da vitória de Lula, mas que o momento seguinte é de dar continuidade às mobilizações, justamente na busca de mostrar ao futuro governo que a educação pública precisa estar entre as prioridades. Lobão já adiantou que, na próxima semana, ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra devem se reunir justamente para dar consequência a uma mobilização conjunta em articulação junto ao governo eleito.

Paulo Barela, em nome da CSP-Conlutas, central sindical que é parte do debate avaliativo no Conad que iniciou, argumentou que a vitória eleitoral foi importante, mas a considera insuficiente para derrotar o “projeto de Bolsonaro “, já que o enfrentamento ao “fascismo” precisa se dar também nas ruas. Apesar do apoio a Lula contra Bolsonaro, o dirigente expressou o pensamento de que o movimento sindical precisa ter “autonomia e independência” frente ao governo.

Precedendo à abertura do evento ocorreu uma atividade cultural, que contou com a presença de Martinha do Coco Paranoá, uma referência da cultura popular no Distrito Federal. Martinha iniciou a carreira artística cantando samba de coco em um grupo de percussão no Paranoá, e depois desenvolveu trabalho autoral, no qual mescla as influências culturais de sua terra natal, Pernambuco, como os ritmos de coco, maracatu e ciranda, a elementos da cultura local e da sua vivência no Cerrado.

Participantes do evento

No final da manhã de sábado ocorreu a plenária de instalação, quando foi discutido e aprovado o regimento do Conad extraordinário. Conforme o balanço feito pela coordenação do evento, as presenças no Conad alcançam 236 pessoas. Esse número resulta da soma de:

- 71 delegados(as)

- 126 observadores(as);

- 31 diretores(as) nacionais;

- 8 convidados (as).

No total, 77 seções sindicais estão representadas no encontro, inclusive a Sedufsm, que tem como delegada a professora Marcia Morschbacher, vice-presidenta da seção sindical, e Julio Quevedo, observador.

Nesta tarde de sábado, a pauta do debate é a conjuntura e o movimento docente, que faz parte do Tema I. Ao final do dia (17h30) haverá um ato público que tem como ponto central o antirracismo. No turno da noite haverá grupos mistos e, ao longo do domingo, o debate sobre manutenção da filiação ou a desfiliação da CSP-Conlutas.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

14º Conad extraordinário encerrou com leitura da Carta de Brasília

SVG: calendario 18/11/2022
SVG: tag 14º Conad extraordinário
Documento cita importância da vitória de Lula e de seguir lutando em defesa da democracia

14º Conad extraordinário do ANDES-SN indica desfiliação da CSP-Conlutas

SVG: calendario 13/11/2022
SVG: tag 14º Conad extraordinário
Decisão será levada ao 41º Congresso, em fevereiro de 2023, em Rio Branco (AC)

Integrantes do 14º Conad extraordinário participam de ato antirracista

SVG: calendario 12/11/2022
SVG: tag 14º Conad extraordinário
Manifestação ocorreu na praça Chico Mendes, no campus da Universidade de Brasília (UnB)

Veja todas as notícias