Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
13/11/2022 19h30m 13/11/2022 21h24m | A+ A- | 230 visualizações
Em uma decisão importante tomada na tarde deste domingo, 13, o 14º Conad (Conselho) extraordinário, que ocorre em Brasília, na sede da Associação Docente da Universidade de Brasília (Adunb), aprovou o indicativo de desfiliação do ANDES-SN da central sindical e popular (CSP-Conlutas). A deliberação, tomada em votação por 37 a 22 votos, e mais 5 abstenções, será levada, agora, ao 41º Congresso do ANDES-SN, em fevereiro de 2023, em Rio Branco, que precisa confirmar (ou não) o conteúdo do que foi aprovado no Conad.
A deliberação no turno da tarde foi precedida, pela manhã, de dezenas de inscrições de docentes que procuraram fazer uma análise da atuação da CSP-Conlutas junto ao ANDES-SN em 10 anos de existência da central.
Nas manifestações explicitamente divergentes, os e as presentes que defendiam a continuidade da vinculação à central argumentavam que a CSP-Conlutas seria a mais independente e autônoma em relação a governos e patrões, se comparada com outras centrais.
Já os professores e as professoras que argumentavam pela desfiliação citavam posturas da entidade, especialmente a partir de 2016, quando a central não teria se envolvido na campanha de denúncia ao golpe da então presidente Dilma Rousseff, nem de oposição à prisão considerada política e não jurídica, do ex-presidente Lula, pela Operação Lava Jato, tendo ainda uma postura insuficiente nas ações em defesa da democracia no país.
Marcia Morschbacher (foto acima), vice-presidente da Sedufsm e delegada ao 14o. Conad Extraordinário eleita em assembleia, portanto, com direito a voto, e que teve posição favorável à desfiliação, fez uma avaliação do debate. Para ela, o evento “cumpriu um importante papel para avaliar a atuação da CSP-Conlutas nos últimos dez anos e o futuro do ANDES-SN quanto à central”. Esse debate, acrescentou ela, atendeu às deliberações dos últimos dois congressos do sindicato nacional e às necessidades da categoria de realizar uma discussão e tomar posição pela permanência ou pela desfiliação do ANDES-SN à central.
A delegada da Sedufsm ressalta que as manifestações docentes no Conad explicitaram “um grande descontentamento com a política da CSP Conlutas no último período e seus reflexos sobre a política e as ações do ANDES-SN”. Para Marcia, a discussão foi bastante positiva na medida em que foi possibilitado que as diversas opiniões sobre o tema fossem apresentadas e debatidas ao longo das duas plenárias, além dos grupos de discussão.
A decisão pela desfiliação, que será remetida ao próximo congresso, comenta ela, “resulta desse debate legítimo, o qual deverá prosseguir não só nas instâncias do sindicato nacional, mas também nas seções sindicais, que elegerão os/as seus/suas delegados/as ao 41º congresso, espaço no qual a decisão final será tomada”.
A delegação da Sedufsm também teve a presença do professor Júlio Quevedo (foto abaixo), que veio ao encontro na condição de observador. Apesar de não ter direito a voto, tinha direito a voz, e manifestou-se em plenária em desacordo com o processo de debate sobre a desfiliação.
Futuro
Apesar da aprovação de desfiliação pelo Conad extraordinário, ainda fica a apreciação final no 41º Congresso. Para além disso, questões que foram levantadas por vários textos de resolução (TRs) se referem ao futuro. Foram discutidas e aprovadas sugestões de serem realizados seminários para melhor “debater a organização da classe trabalhadora”. Um outro evento também recomendado ao ANDES-SN é para que o sindicato busque discutir, no âmbito nacional, e também das regionais e das seções sindicais, a situação de trabalhadores(as) no enfrentamento às políticas de extrema direita.
Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm
18/11/22 - 14º Conad extraordinário encerrou com leitura da Carta de Brasília
12/11/22 - Integrantes do 14º Conad extraordinário participam de ato antirracista
12/11/22 - Conad extraordinário abre destacando vitória eleitoral no país
11/11/22 - 14º Conad extraordinário do ANDES-SN avalia desfiliação da CSP-Conlutas
13/10/22 - 14º Conad extraordinário: prazo para contribuição de textos prorrogado até 21 de outubro
05/10/22 - Sedufsm tem assembleia para eleger delegados(as) ao 14º Conad Extraordinário
04/10/22 - 14º Conad Extraordinário: contribuições ao caderno de textos podem ser enviadas até 14 de outubro