Governo altera regras para avaliação pericial de servidoras e servidores SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 23/11/22 14h56m
SVG: views 420 Visualizações

Mudanças incluem modalidades como análise de vídeo e de documentos, que simplificariam o trabalho

Alt da imagem

O Decreto 11.255, de 9 de novembro de 2022, publicado na última quinta-feira (dia 10) pelo Executivo federal, alterou as regras da perícia oficial para concessão das licenças de saúde. Assim, a partir de 17 de janeiro de 2023, servidoras e servidores públicos federais que precisarem solicitar licença por motivo de saúde passarão a contar com novas modalidades para a realização das avaliações periciais. O novo regulamento modifica o Decreto 7.003, de 9 de novembro de 2009, ampliando alternativas e alterando prazos para a realização do procedimento.

Uma das principais modificações é a que a avaliação pericial, até então realizada apenas de forma presencial, agora poderá ser feita também por análise documental ou videoconferência, a critério do perito. A junta oficial, que exigia a participação de três profissionais, poderá ser formada a partir de dois profissionais, mantendo-se a possibilidade de voto de qualidade em caso de empate.

Além dessas modificações, o regulamento altera os prazos de perícia. As licenças de tratamento de saúde do próprio servidor e de seu familiar poderão ser dispensadas de perícia, desde que sejam inferiores a 15 dias corridos.

Conforme justificativa governamental, a medida objetiva contribuir para o funcionamento das Unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass), permitindo a diminuição do passivo de processos e da sobrecarga de trabalho nas unidades. As novas regras ajustam os prazos ao que prevê a Lei 8.112/1990.

A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia (SGP/ME) – órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) – editará, em breve, normativo que estabelecerá as orientações sobre as novas regras aos órgãos e entidades do Executivo federal.


Fonte: WAA/Jornal Extra
Imagem: Divulgação
Edição: Fritz R. Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Assessoria jurídica da Sedufsm alerta para golpes no WhatsApp

SVG: calendario 05/06/2024
SVG: tag Jurídico
Wagner Advogados informa que mensagens falsas estão sendo enviadas em nome do escritório

Assessoria Jurídica da Sedufsm alerta para golpes no WhatsApp

SVG: calendario 15/05/2024
SVG: tag Jurídico
Escritório Wagner Advogados Associados destaca que não solicita pagamento via PIX ou qualquer outro meio para a liberação de valores referentes a processos judiciais

Confira a cartilha com orientações jurídicas sobre greve

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Jurídico
Objetivo de material da assessoria jurídica é esclarecer sobre legalidades a serem observadas em movimento paredista

Veja todas as notícias