UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19
Publicada em
Atualizada em
30/10/24 15h57m
865 Visualizações
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia
Dados nacionais, como os da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), apontando o crescimento na taxa de transmissão da Covid-19, especialmente a partir da circulação da subvariante Ômicron BQ.1, fizeram com que a Administração Central da UFSM divulgasse uma nota pública com recomendações à comunidade universitária.
A instituição está sugerindo a retomada do uso de máscara facial como forma de proteção contra a disseminação do vírus, enfatizando que ela deve ser usada obrigatoriamente nos casos em que a pessoa esteja com sintomas de doenças respiratórias. Manter a vacinação em dia também está entre as recomendações da universidade.
Um dos elementos que levaram a esse posicionamento da Reitoria da UFSM é o boletim Infogripe divulgado nesta terça, 29 de novembro, que destaca o fato de que em 20 das 27 unidades da federação, incluindo o Rio Grande do Sul, houve sinal moderado de tendência de aumento de casos da Covid-19. Segundo o relatório, o aumento de casos está presente na população adulta e, a elevação das internações, dá-se entre as pessoas com mais de 60 anos.
Conforme a nota divulgada, com o objetivo de assegurar a boa saúde de todos (as) e evitar o agravamento do quadro epidemiológico, a instituição (UFSM) apresenta as seguintes recomendações para a comunidade acadêmica:
1. Manutenção da vacinação contra a Covid-19 em dia;
2. Automonitoramento de sintomas;
3. Uso obrigatório de máscara de proteção facial bem ajustada ao rosto (com nariz e boca cobertos) por pessoas com sintomas respiratórios;
4. Uso de máscara de proteção facial bem ajustada ao rosto (com nariz e boca cobertos) em locais com baixa ventilação e/ou riscos de aglomeração;
5. Ventilação constante de ambientes sempre que possível;
6. Higienização constante das mãos e etiqueta respiratória.
Texto: Fritz R. Nunes com informações da UFSM
Foto: EBC
Assessoria de imprensa da Sedufsm