Dica: intervenção “POVO”, no Brique da Vila Belga SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 02/12/22 13h40m
SVG: views 433 Visualizações

Apresentação, promovida por Laboratório do curso de Dança da UFSM, inicia às 18h30

Alt da imagem

Sextou! E a dica de hoje é para quem vai estar em Santa Maria neste final de semana e quer conhecer um pouco do trabalho desenvolvido por um grupo de artistas da UFSM. No domingo, 4 de dezembro, durante o Brique da Vila Belga, o Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), do curso de Dança-Licenciatura da UFSM, apresenta a intervenção artística “POVO”, a partir das 18h30, em frente à Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea.

Sob direção da professora Mônica Corrêa de Borba Barboza, da UFSM, a intervenção aborda a chegada da linha férrea, a organização do operariado e a construção da cidade de Santa Maria em sua oficialização.

Para construir o espetáculo, a equipe utilizou álbuns de família e relatos de familiares dos bailarinos que trabalharam na viação férrea/Gare. Além disso, a intervenção POVO recorda a festa e a celebração dos antigos bailes carnavalescos, criando uma atmosfera nostálgica também em relação aos desfiles das escolas de samba de Santa Maria, que desde 2016 não têm sido realizados.

A realização do ciclo de intervenções artísticas SER-POVO-MOVENTE é uma ação do LICCDA e marca a primeira fase do Projeto Dança e Patrimônio Cultural do Distrito Criativo Centro-Gare. A segunda fase do projeto se dará em 2023 com um espetáculo no Theatro Treze de Maio, no dia 17 de agosto, em comemoração ao dia do Patrimônio Cultural. Esta obra cruzará dança contemporânea, tecnologia e visualidade, mergulhando os bailarinos em imagens da cidade de Santa Maria que mais representam sua história e seu patrimônio.

A Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, o Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, o Curso de Dança-Licenciatura e a Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria da Cultura, são parceiros do projeto. 

O quê? Intervenção artística “POVO”

Quando? Domingo, 4 de dezembro

Onde? Brique da Vila Belga

Horário? 18h30

Entrada gratuita.

 

Fonte e imagem: UFSM

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Um livro para lembrar da Boate do DCE e de Júpiter Maçã

SVG: calendario 21/06/2024
SVG: tag Cultura
Professor José Marcos Froehlich comenta a leitura de “Um lugar do caralho”

Drama palestino é tema de documentários que serão debatidos na UFSM

SVG: calendario 14/06/2024
SVG: tag Cultura
Migraidh, Cátedra Sérgio Vieira de Mello e Comitê Palestina Livre realizam na próxima quinta, 20 de junho, um cine debate

Professor destaca conteúdo político da saga “Planeta dos macacos”

SVG: calendario 07/06/2024
SVG: tag Cultura
Amarildo Trevisan reflete sobre aspectos que lembram o momento de extremismos da sociedade atual

Veja todas as notícias