ANDES-SN participa da posse de Lula e reafirma luta em defesa da Educação SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 03/01/23 18h23m
SVG: views 326 Visualizações

Primeiros decretos de Lula suspenderam medidas armamentistas de Bolsonaro e autorizaram CGU a rever sigilos do ex-presidente

Alt da imagem

Representantes da diretoria nacional do ANDES-SN e de diversas seções sindicais acompanharam a cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo, 1º de janeiro de 2023.

Pela manhã, as e os docentes se uniram às diversas categorias do serviço público e saíram em cortejo da Torre de TV até a Praça dos Três Poderes. A equipe de transição do governo previa um público de 300 mil pessoas para o evento em Brasília.

''Estivemos em Brasília para comemorar a festa da democracia, a vitória do povo brasileiro e o novo tempo que se inicia. O ANDES Sindicato Nacional, sua diretoria e parte da nossa base ocupou Brasília para prestigiar a posse e para reafirmar que continuaremos firmes e em luta para que em 2023 nossas pautas possam ser ouvidas e atendidas pelo governo que se inicia'', comentou Rivânia Moura, presidenta do Sindicato Nacional.

Já eleito e empossado, Lula fez um novo discurso para milhares de pessoas reunidas na Esplanada dos Ministérios e se emocionou ao falar da fome que assola milhões de brasileiras e brasileiros. Também citou o aumento dos casos de feminicídio, a falta de vacinas para as novas variantes da Covid-19 e de remédios nas farmácias populares e, ainda, o desmonte das políticas de igualdade racial, de juventude e dos direitos indígenas.

"Faltam recursos para a compra de merenda escolar; as universidades corriam o risco de não concluir o ano letivo; não existem recursos para a Defesa Civil e a prevenção de acidentes e desastres. Quem está pagando a conta deste apagão é o povo brasileiro”, disse Lula. Neste momento, o público passou a gritar "sem anistia”, que é um apelo por punição aos responsáveis pela precarização de diversos serviços públicos no país. Em seguida, Lula assinou seus primeiros decretos e deu posse às ministras e aos ministros.

O presidente e seu vice foram ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, também conhecido como Itamaraty, para receberem os cumprimentos de chefes de Estados e representantes de outros países.

*Professor Ascísio Pereira, presidente da Sedufsm, também esteve em Brasília (DF) para acompanhar a posse de Lula.

Decretos

O presidente Lula assinou seus primeiros decretos, entre eles o que prorroga a desoneração de combustíveis, suspende as medidas armamentistas de Bolsonaro e autoriza a Controladoria-Geral da União (CGU) a rever os sigilos do ex-presidente sobre documentos e informações relativas ao governo e de interesse público, entre outros.

 

Fonte: ANDES/SN, com informações da Agência Brasil.

Foto: ANDES-SN

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias