Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
05/01/2023 11h22m 05/01/2023 11h22m | A+ A- | 230 visualizações
Integrantes do ANDES-SN e do Sinasefe, na segunda, 2 de janeiro, após a posse de Camilo Santana
O Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES-SN) protocolou na segunda, 2 de janeiro, dia da posse do novo titular do MEC, Camilo Santana, uma solicitação de audiência para tratar das pautas da categoria docente. “Em particular, ressaltamos a pauta das intervenções. Nós exigimos que essa vitória da democracia se expresse também nas universidades e institutos federais respeitando os processos internos de escolha de reitores e reitoras. Essa é uma pauta muito cara para nós: a defesa da nossa autonomia em todas as suas dimensões”, destacou a presidenta do Sindicato Nacional, professora Rivânia Moura.
A dirigente elencou ainda outras demandas – já apresentadas à equipe de transição - que serão levadas pelo Sindicato Nacional ao novo ministro, como a necessidade de recomposição do orçamento da Educação Federal e da Ciência e Tecnologia, da construção de uma carreira única do Magistério Federal, o fim da reforma do Ensino Médio e da BNCC e o arquivamento definitivo do Reuni Digital, e de qualquer pauta semelhante que amplie o ensino a distância nas instituições públicas.
Rivânia Moura diz que há uma expectativa de que “esse novo ministro possa ouvir e dialogar sobre as nossas reivindicações”. E acrescenta: “Continuaremos em luta pela nossa pauta que é muito necessária e urgente para a reconstrução da educação pública em nosso país. Camilo Santana traz uma larga experiência, em especial, sobre a educação básica, e esperamos que ele possa dar a atenção que merece a educação superior em nosso país”, frisa.
Conforme a ótica da presidenta do ANDES-SN, “por muitos anos, a nossa história é marcada pela exclusão do acesso do povo brasileiro ao ensino superior. Isso precisa ser mudado e só ocorrerá com valorização, orçamento e investimento público na área da educação pública”, enfatizou Rivânia Moura.
Confira aqui a carta encaminhada ao MEC.
Texto: Fritz R. Nunes com informações e foto do ANDES-SN
Assessoria de imprensa da Sedufsm
16/03/23 - Mobilizações pelo país pedem revogação do “Novo Ensino Médio”
16/03/23 - Comissão eleitoral do ANDES-SN homologa três chapas ao pleito de 2023
14/03/23 - Dia Nacional de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio ocorre nesta quarta, 15
09/03/23 - ANDES-SN cobra do MEC fim de intervenção em reitorias
06/03/23 - Governo cancela reunião sobre negociação salarial com o funcionalismo
01/03/23 - Governo pede mais prazo para apresentar contraproposta salarial ao funcionalismo
01/03/23 - Sedufsm abre vagas para participantes no III Seminário Intercultural do ANDES-SN