Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
06/01/2023 14h45m 06/01/2023 15h19m | A+ A- | 207 visualizações
Imagem de um fragmento do vídeo sobre o maestro Frederico Richter
Um grande músico gaúcho e brasileiro. Assim inicia a explanação de Luiz Gonzaga Binato de Almeida, professor, arquiteto e produtor cultural, ao abrir a apresentação (live) em homenagem aos 90 anos do maestro Frederico Richter (o Frerídio), veiculada em 6 de fevereiro de 2022. Richter, que além de docente da UFSM foi fundador da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, em 1966, faleceu no último dia 1º de janeiro, em Porto Alegre. O vídeo da homenagem encontra-se disponível no canal da Pró-Reitoria de Extensão no Youtube.
Frederico Richter era graduado em Música – Violino, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1951), doutor em Música pela mesma instituição (1962) e Pós-Doutor pela McGilll University, no Canadá (1981). Atuou como professor do Magistério Superior da UFSM a partir de 1966, tendo se aposentado em 1997.
Ao longo de sua carreira, Richter dedicou-se à música fractal e à música moderna e pós-moderna. Sua produção soma mais de 940 obras, muitas com alcance internacional. Ministrou Cursos no Exterior e atuou como conferencista, músico, docente e pesquisador na Alemanha (Universidade Siegen e Hamburgo e IPN de Kiel), Áustria, Reino Unido, Escócia (onde foi Pesquisador, orientando de Doutorandos).
Na introdução da live em homenagem ao maestro, o professor Binato faz uma síntese da carreira de Richter, ressaltando a importância e a contribuição do músico e compositor, não apenas para Santa Maria e Rio Grande do Sul, mas também no que se refere à relevância nacional e internacional.
Ao longo de 1h26min, diversos(as) intérpretes expressam as composições de ‘Frerídio’, com versões musicais para instrumentos, cordas, orquestra, canto e corais.
Um dos momentos mais emocionantes é quando a musicista e nora do maestro, Magali Spiazzi Richter (mezzo-soprano) faz uma pequena entrevista com ele. Ao agradecer pelas composições e pela obra como um todo, Magali adjetiva Frederico Richter de “grande compositor”, ao que ele rebate, modestamente: “não sou nada”.
Durante a apresentação também houve espaço para uma singela declaração de amor, da esposa, a também professora aposentada da UFSM, Ivone Richter. (print abaixo)
Para saber um pouco mais sobre o maestro Frederico Richter, acesse o site.
Abaixo, a íntegra do vídeo da homenagem aos 90 anos de Richter.
Texto: Fritz R. Nunes com informações da UFSM
Imagens: UFSM
Assessoria de imprensa da Sedufsm
27/01/23 - Dica: série ‘extremistas.br’ retrata avanço do extremismo de direita no Brasil
20/01/23 - Dica: mergulhar na história do julgamento de militares argentinos
13/01/23 - Dica: “Rádio Escafandro”, podcast que propõe “mergulhos profundos” em temas da atualidade
22/12/22 - Dica: professor sugere a leitura de “Os anos”
16/12/22 - Dica: assistir espetáculo de dança no Teatro Caixa Preta
02/12/22 - Dica: intervenção “POVO”, no Brique da Vila Belga
25/11/22 - Dica: a leitura sempre atual de ‘Quarto de despejo’