Dica: “Rádio Escafandro”, podcast que propõe “mergulhos profundos” em temas da atualidade SVG: calendario Publicada em 13/01/23 15h59m
SVG: atualizacao Atualizada em 13/01/23 16h49m
SVG: views 446 Visualizações

Indicação da semana é do professor Bruno Hendler, do departamento de Economia e Relações Internacionais da Ufsm

Alt da imagem
"Por que votam no mito?" é um dos episódios sugeridos pelo docente

Os podcasts têm ganhado cada vez mais a atenção daqueles e daquelas que prezam por informações atualizadas, narrativas mais elaboradas e análises em profundidade. De jornalismo a política, de literatura a música... a verdade é que, hoje, há podcasts sendo produzidos para todos os gostos. E um deles reúne temas dos mais diversos. É o caso da 'Rádio Escafandro', podcast sugerido pelo docente do departamento de Economia e Relações Internacionais da Ufsm, Bruno Hendler. 

Tendo seu primeiro episódio lançado em fevereiro de 2019, a 'Rádio' se mantém por meio de campanha de financiamento coletivo, de forma que só existe graças à contribuição de quem acredita no projeto. Os programas têm uma hora de duração e são veiculados quinzenalmente, no Spotify ou no próprio site do podcast

Leia, abaixo, o comentário completo de Bruno Hendler:

"A dica de podcast é a “Rádio Escafandro” que, como o nome já diz, faz “mergulhos profundos” em temas ligados à política, ciência, comportamento, cultura, religião. A narração do jornalista Tomás Chiaverini, com um tom de voz e um estilo de fala todo particular, é o fio condutor para episódios que vão de entrevistas com especialistas a imersões antropológicas no mundo que está sendo desbravado.

Não há dúvida que a linha editorial do projeto é engajada e traz temas como abuso policial, o assassinato de Marielle Franco e a ascensão da extrema direita no Brasil e no mundo. Porém, a forma de abordagem é única, sendo um misto de jornalismo, literatura e filosofia – como o próprio projeto se define.

Indico os seguintes episódios como os mais marcantes:

#71 – Por que votam no mito? O episódio busca na neurociência e na psicologia social o porquê de nosso alinhamento ideológico à direita ou à esquerda e as raízes psicológicas daqueles que enveredaram para o bolsonarismo.

#59 – Sonhos de zolpidem. Este episódio aborda o que se tornou piada nas redes sociais: os efeitos colaterais deste remédio feito para acabar com a insônia. Além de falar com uma especialista, Chiaverini também entrevista uma mulher que se tornou dependente do remédio e ouve seus relatos sobre os danos causados pelo seu uso indiscriminado.

Por fim, há também a trilogia sobre sexualidade, violência e evolução natural. Episódios #57 – Manual evolucionista de sedução amorosa; #56 – Sexo como você nunca ouviu; e #55 – Paradigma Gengis Khan. Nesta sequência o autor explica o dilema “ornamento-armamento” dos animais para se defender ou para reproduzir a espécie, tenta entender como a cultura e a evolução moldaram o que achamos atraente e de que forma a violência faz parte da natureza humana – entrevistando, inclusive, Henrique “Rasputin” Gomes, um lutador profissional de MMA.

Outros episódios instigantes: a trilogia sobre as origens e os rumos da internet: Profundezas da rede (episódios 31, 32 e 33; #28 – Como a Netflix dominou o mundo; #20 – Dos vinte centavos a Bolsonaro; #79 – Os pobres de direita e o futuro da política).

Enfim, cabe ao leitor acessar o site da Rádio Escafandro ou abrir seu tocador de podcasts e explorar os episódios disponíveis. Cada vez que você descobre um podcast, parece que um mundo se abre, pois ainda que muitos episódios possam ser mais antigos, eles são novos para quem o descobriu. Portanto, fica aí a dica cultural da semana”.

Bruno Hendler

Professor de departamento de Economia e Relações Internacionais da Ufsm

 

Imagens: Rádio Escafandro e Arquivo Pessoal

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Opções culturais para o final de ano

SVG: calendario 21/12/2023
SVG: tag Cultura
Professores Clayton Hillig, Luiz Carlos da Rosa e professora Simone Gallina, dão sugestões de música, leitura e canal da internet

Um romance para refletir o Brasil dos anos 60 para cá

SVG: calendario 15/12/2023
SVG: tag Cultura
Vitor Biasoli fala das qualidades de “Aqueles anos (sem dourados)”, livro mais recente de Orlando Fonseca

Orquestra Sinfônica e ‘Magical Mystery Band’ voltam a se reunir na quinta, 14 de dezembro

SVG: calendario 07/12/2023
SVG: tag Cultura
Evento em comemoração aos 63 anos da universidade, com entrada franca, acontece no Centro de Convenções da UFSM
Veja todas as notícias