Segunda à Sexta
08h às 12h e 14h às 18h
SEDUFSM
Rua André Marques, 665
Centro, Santa Maria - RS
97010-041
Fale Conosco - escreva para:
sedufsm@terra.com.br
13/01/2023 15h59m 13/01/2023 16h49m | A+ A- | 209 visualizações
"Por que votam no mito?" é um dos episódios sugeridos pelo docente
Os podcasts têm ganhado cada vez mais a atenção daqueles e daquelas que prezam por informações atualizadas, narrativas mais elaboradas e análises em profundidade. De jornalismo a política, de literatura a música... a verdade é que, hoje, há podcasts sendo produzidos para todos os gostos. E um deles reúne temas dos mais diversos. É o caso da 'Rádio Escafandro', podcast sugerido pelo docente do departamento de Economia e Relações Internacionais da Ufsm, Bruno Hendler.
Tendo seu primeiro episódio lançado em fevereiro de 2019, a 'Rádio' se mantém por meio de campanha de financiamento coletivo, de forma que só existe graças à contribuição de quem acredita no projeto. Os programas têm uma hora de duração e são veiculados quinzenalmente, no Spotify ou no próprio site do podcast.
Leia, abaixo, o comentário completo de Bruno Hendler:
"A dica de podcast é a “Rádio Escafandro” que, como o nome já diz, faz “mergulhos profundos” em temas ligados à política, ciência, comportamento, cultura, religião. A narração do jornalista Tomás Chiaverini, com um tom de voz e um estilo de fala todo particular, é o fio condutor para episódios que vão de entrevistas com especialistas a imersões antropológicas no mundo que está sendo desbravado.
Não há dúvida que a linha editorial do projeto é engajada e traz temas como abuso policial, o assassinato de Marielle Franco e a ascensão da extrema direita no Brasil e no mundo. Porém, a forma de abordagem é única, sendo um misto de jornalismo, literatura e filosofia – como o próprio projeto se define.
Indico os seguintes episódios como os mais marcantes:
#71 – Por que votam no mito? O episódio busca na neurociência e na psicologia social o porquê de nosso alinhamento ideológico à direita ou à esquerda e as raízes psicológicas daqueles que enveredaram para o bolsonarismo.
#59 – Sonhos de zolpidem. Este episódio aborda o que se tornou piada nas redes sociais: os efeitos colaterais deste remédio feito para acabar com a insônia. Além de falar com uma especialista, Chiaverini também entrevista uma mulher que se tornou dependente do remédio e ouve seus relatos sobre os danos causados pelo seu uso indiscriminado.
Por fim, há também a trilogia sobre sexualidade, violência e evolução natural. Episódios #57 – Manual evolucionista de sedução amorosa; #56 – Sexo como você nunca ouviu; e #55 – Paradigma Gengis Khan. Nesta sequência o autor explica o dilema “ornamento-armamento” dos animais para se defender ou para reproduzir a espécie, tenta entender como a cultura e a evolução moldaram o que achamos atraente e de que forma a violência faz parte da natureza humana – entrevistando, inclusive, Henrique “Rasputin” Gomes, um lutador profissional de MMA.
Outros episódios instigantes: a trilogia sobre as origens e os rumos da internet: Profundezas da rede (episódios 31, 32 e 33; #28 – Como a Netflix dominou o mundo; #20 – Dos vinte centavos a Bolsonaro; #79 – Os pobres de direita e o futuro da política).
Enfim, cabe ao leitor acessar o site da Rádio Escafandro ou abrir seu tocador de podcasts e explorar os episódios disponíveis. Cada vez que você descobre um podcast, parece que um mundo se abre, pois ainda que muitos episódios possam ser mais antigos, eles são novos para quem o descobriu. Portanto, fica aí a dica cultural da semana”.
Bruno Hendler
Professor de departamento de Economia e Relações Internacionais da Ufsm
Imagens: Rádio Escafandro e Arquivo Pessoal
Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm
27/01/23 - Dica: série ‘extremistas.br’ retrata avanço do extremismo de direita no Brasil
11/11/22 - Dica: prestigiar programação alusiva ao mês da Consciência Negra
28/10/22 - Dica: a história do samba de raiz por Antonio Flores, da Cadência Bonita do Samba
22/07/22 - Dica: jogo de tabuleiro rememora Cerco de Sarajevo
18/03/22 - Dica: do medievo à atualidade, a culpabilização de mulheres
18/02/22 - Dica cultural: docente comenta romance que retrata luta de trabalhadores(as) no sertão baiano
11/02/22 - “Eu não sou seu negro”, documentário inspirado em livro de James Baldwin, é a dica de hoje