Dica: série ‘extremistas.br’ retrata avanço do extremismo de direita no Brasil SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 27/01/23 18h39m
SVG: views 1755 Visualizações

Professora Luciana Carvalho, docente do departamento de Ciências da Comunicação (UFSM/FW), comenta sobre produção audiovisual que, em sua opinião, merece veiculação em TV aberta

Alt da imagem
Série está disponível na plataforma de streaming GloboPlay

Sexta-feira é dia de editoria cultural em nosso site e, hoje, quem dá a dica é a professora Luciana Carvalho, do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM em Frederico Westphalen. Dialogando com a tentativa de golpe levada a cabo pela extrema direita brasileira no último dia 8 de janeiro, ela sugere a série 'extremistas.br', disponível para visualização na plataforma de streaming GloboPlay. Composta de oito episódios, a produção reflete sobre os elementos que tornaram possível o agigantamento do bolsonarismo no Brasil, a exemplo do fanatismo religioso, da manipulação nas redes sociais digitais e dos políticos aliados do ex-presidente. 

Leia, abaixo, a crítica de Luciana:

“Série documental ajuda a entender o extremismo de direita no Brasil em narrativa pró-democracia da Rede Globo

Na mesma semana em que assistimos indignados às imagens de invasão e destruição nas sedes dos Três Poderes da República, em Brasília, a Rede Globo anunciava o lançamento de uma produção audiovisual inédita que pode ajudar a entender o que levou tantos brasileiros à radicalização pela extrema direita. A série ‘extremistas.br’, produzida pelo Núcleo de Jornalismo da Globo durante pelo menos dois anos, com direção de Caio Cavechini e narração de Malu Mader, joga luz sobre um fenômeno que a própria mídia de referência parecia há pouco tempo ignorar, ou muitas vezes até endossar.

A produção, que está disponível apenas para assinantes da plataforma de streaming GloboPlay, merece veiculação na TV aberta, até mesmo como forma de atestar a virada de chave que a emissora vem fazendo em direção à defesa intransigente da democracia, sobretudo após a clara tentativa de golpe perpetrada por bolsonaristas, setores das Forças Armadas e empresários. A série, dividida em oito episódios, acompanha e dá voz a personagens centrais do bolsonarismo: políticos aliados do ex-presidente, influenciadores da extrema direita, armamentistas, fanáticos religiosos, operadores das estratégias de manipulação nas redes sociais da internet, além de vítimas da violência desses grupos.

Logo que a série foi lançada, assisti aos três primeiros episódios, ‘Indignação’, ‘Sitiados’ e ‘Armados em nome de Deus’. O caso do tesoureiro do PT assassinado em sua festa de aniversário por um bolsonarista fanático, o de um soldado que teve um dia de fúria após se radicalizar online, e as imagens de um culto em que armas são abençoadas causam arrepios e insônia, mas deixam aquela espera ansiosa pelos próximos cinco capítulos.

Infelizmente, a imprensa e as instituições da República acordaram para a realidade do extremismo no Brasil mais tarde do que deveriam, mas ainda em tempo de se posicionarem e agirem para enfrentá-lo. A série ‘extremistas.br’ é, provavelmente, um marco na narrativa da maior rede de comunicação do país acerca da entrada do Brasil na lista de países polarizados, não entre esquerda x direita, petistas x bolsonaristas, mas entre democratas x golpistas/extremistas.”

Luciana Carvalho

Jornalista, doutora em Comunicação, professora adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM (Campus FW).

 

Imagens: Divulgação e Arquivo Pessoal

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

‘Privacidade hackeada’ é a sugestão para assistir no feriadão

SVG: calendario 29/05/2024
SVG: tag Cultura
Documentário de 2019 é a dica cultural da professora Glaucia Konrad

Domingo é dia de reunir arte e solidariedade

SVG: calendario 24/05/2024
SVG: tag Cultura
Projeto ‘Entre amigos’ reúne “música, solidariedade e caridade” no domingo, 26, no Instituto Espírita Leocádio Correia

Confira a exposição “Santa Maria de todas as graças”

SVG: calendario 16/05/2024
SVG: tag Cultura
Cartunista e professor da UFSM, Máucio expõe cerca de 40 trabalhos na Câmara de Vereadores, entre 15 e 28 de maio

Veja todas as notícias