Quatro chapas inscrevem-se para o pleito à direção do ANDES-SN
Publicada em
Atualizada em
18/04/23 15h31m
3093 Visualizações
Apresentação dos triunviratos de cada chapa ocorreu nesta sexta-feira, 10, durante o 41º Congresso
Quatro chapas inscreveram-se para concorrer ao pleito que definirá a próxima direção do ANDES-SN. As inscrições ocorreram nesta sexta-feira, 10, durante a plenária do Tema IV – Questões Organizativas e Financeiras do 41º Congresso do ANDES-SN.
Conheça, abaixo, o triunvirato de cada uma das chapas:
Chapa 1 - ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar
Presidente: Gustavo Seferian
Secretária Geral: Francieli Rebelatto
1º Tesoureiro: Jennifer Susan Webb Santos
"Saber se inserir na realidade sem adesionismos, sem sucumbir a atentados à autonomia e independência de classe. Sem recair em políticas de natureza sectárias, que isolam a nossa luta. Isso passa por promover a maior participação, a intensa acolhida, o reconhecimento de todos, todas e todes no seio da nossa categoria, nos anseios de nossa classe. O enfrentamento às opressões se coloca como central em nosso projeto político, e não daremos um passo atrás", disse Seferian em sua fala de apresentação da chapa ao plenário do 41º Congresso.
Chapa 2 - ANDES-SN Classista e de Luta
Presidente: André Rodrigues Guimarães
Secretária Geral: Celeste Pereira
1º Tesoureiro: Welbson do Vale Madeira
"Representamos uma unidade construída a partir do diálogo com todos os setores que reivindicam um ANDES-SN classista e de luta. Temos um princípio em comum: a luta pela independência de classe e autonomia perante a partidos, governos, patrões e reitorias. Precisamos construir uma alternativa para a classe trabalhadora, junto à informalidade, negros e negras, lgbtqia+, pessoas com deficiências", disse André Guimarães.
Chapa 3 - Renova Andes
Presidente: Luís Antonio Pasquetti
Secretária Geral: Eleonora Ziller Camenietzki
1ª Tesoureira: Erika Suruagy
“Nossa chapa pretende recolocar o ANDES-SN naquilo que é a centralidade da categoria docente, questões que mexem com a categoria, como salário, carreira e condições de trabalho”, disse Pasquetti, que dividiu a fala com Eleonora e Erika. “É preciso desengessar, desburocratizar, abrir o ANDES-SN para um novo país e uma nova realidade. O ANDES-SN precisa crescer em termos de proporção de professores filiados e filiadas ao seu sindicato”, disse Eleonora.
Chapa 4 - ANDES-SN classista: romper com a capitulação para lutar por salários, direitos e pelo socialismo
Presidenta: Soraia de Carvalho
Secretário Geral: Raphael Góes Furtado
1ª Tesoureira: Gisele Cardoso Costa
“Entendemos que essa conjuntura nos desafia a erguer muito alto a bandeira da independência das organizações sindicais perante o Estado. Essa ideia de que estamos todos dentro de uma frente ampla é uma máscara, porque o orçamento não é dividido igualmente. É o dever de um sindicato classista manter sua independência e trabalhar pela unidade dos explorados e oprimidos desse país. Além de discutir nossas bandeiras, temos que discutir nossos métodos e práticas", disse Soraia.
Regimento Eleitoral
Na mesma plenária, as e os congressistas aprovaram o Regimento Eleitoral das eleições para a próxima diretoria do Sindicato Nacional – biênio 2023/2025. O pleito será realizado nos dias 10 e 11 de maio de 2023 nas seções sindicais de todo o país. A nova diretoria será empossada durante o 66º Conad, a ser realizado no próximo mês de julho em Campina Grande, Paraíba.
41º Congresso
O 41º Congresso do ANDES-SN teve início na segunda-feira, 6 de fevereiro, e foi encerrado nesta sexta-feira, 10, na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco.
A Sedufsm esteve representada por uma delegação eleita em assembleia de base e composta por: Ascísio Pereira (delegado, presidente da seção sindical), Márcia Morschbacher (delegada, vice-presidente da seção sindical), Liane Weber (delegada, diretora da seção sindical), Simone Gallina (delegada, diretora da Sedufsm), Hugo Blois Filho (delegado, docente da base), Maristela Souza (delegada, base da Sedufsm), Adriano Figueiró (delegado, conselheiro da Sedufsm), Gihad Mohamad (delegado, base da Sedufsm), Fabiane Costas (delegada, conselheira da Sedufsm), José Luiz de Moura Filho (observador, conselheiro da Sedufsm), Luciana Carvalho (observadora, base da Sedufsm).
Texto: Bruna Homrich
Foto 1: Nattércia Damasceno
Demais fotos: Bruna Homrich
Assessoria de Imprensa da Sedufsm