Reunião do Setor das Federais do ANDES-SN aprova calendário de lutas SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 07/03/23 18h02m
SVG: views 386 Visualizações

Pauta salarial deve seguir em negociação tomando como base o índice de 26,97%

Alt da imagem
Reunião do Setor das Federais do ANDES-SN, em Brasília

No último final de semana, dias 4 e 5 de março, ocorreu a reunião do Setor das Federais (Ifes) do ANDES-SN, em Brasília, da qual participaram as diretoras da Sedufsm, professoras Neila Baldi e Simone Gallina. Durante o encontro, do qual participaram representantes de seções sindicais de todo o país, foi aprovado um calendário de lutas do setor das Ifes.

O calendário prevê as seguintes atividades:

15 de março – Dia Nacional de Luta pela Revogação da Reforma do Ensino Médio.

27 a 30 de março – Mobilização nas bases por meio de diversas atividades das seções sindicais e audiência em Brasília com o MEC para debater a pauta do ANDES-SN, com especial destaque a questão da recomposição dos orçamentos (conjuntamente com Jornada dos aposentados).

04 de abril – Encontro das Universidades sob Intervenções em Brasília com construção de audiência pública junto ao MEC.

10 a 14 de abril – Semana de Luta e Ocupação das IFE.

Conforme a diretora da Sedufsm, Neila Baldi, a reunião do setor das Ifes do ANDES-SN referendou o que a assembleia da Sedufsm já tinha colocado, que é de continuar discutindo, com o governo, a recomposição salarial com base no percentual de 26,97%, corresponde às perdas salariais de quatro anos do governo anterior. Caso não se chegue à integralidade desse índice, que então se faça a previsão como complemento desse percentual para a Lei Orçamentária Anual de (LOA) de 2024.

Neila destacou ainda que, para além da pauta salarial, o movimento sindical docente deve continuar dialogando com o governo federal sobre outras questões, como por exemplo, intervenções em reitorias e necessidade de recomposição orçamentária. Em caso de dificuldade em se avançar nas negociações, frisou ela, existe a possibilidade de ser debatida com a categoria uma paralisação no mês de abril.

 

Diretoras da Sedufsm que participaram da reunião: Neila Baldi e Simone Gallina.
 

Campanha Salarial

Durante a reunião do Setor, quando foi tratado do tema da recomposição salarial e as mesas de negociação com o governo federal, a diretoria do Sindicato Nacional contextualizou para as e os representantes das seções sindicais o andamento das negociações.

Após a primeira reunião, no final de fevereiro, o governo apresentou um índice emergencial de 7,8 % de reajuste contra a proposta de 26,94% fechado na unidade entre os fóruns das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). O documento, protocolado por ambas as entidades, além do índice já indicava outros pontos, como: reconhecimento das perdas históricas, instalação das mesas setoriais e revogação das medidas que atentam contra o serviço e servidoras e servidores públicos.

Já na segunda mesa de negociação, a diretoria apontou que houve modificação no local da reunião e na própria metodologia. A mesa de negociação foi realizada em um auditório para fala das entidades, tão somente.  O governo afirmou ter entendido que os 7,8% eram insuficientes para o conjunto dos fóruns e entidades presentes e que iria trabalhar numa contraproposta que seria apresentada na última sexta-feira (3) ou apresentada na reunião agendada para esta terça (7), o que não ocorreu.

Joselene Mota, da coordenação do Setor das Ifes do ANDES-SN, afirmou ainda que as e os docentes decidiram não recuar. "O Setor fez um balanço de que não basta discutir a questão percentual do reajuste. Reafirmamos que não queremos nada menos que 27% e apontamos a necessidade de um estudo técnico a partir da LOA [Lei Orçamentária Anual] de 2023 e 2024, juntamente aos dois fóruns, para embasar a decisão de não abrir mão dos 27%. E também discutimos o endividamento da dívida pública, questionando se será prioridade ou não desse governo continuar pagando bilhões para bancos internacionais em detrimento dos serviços públicos", disse.

A diretora do Sindicato Nacional afirmou ainda que o cancelamento da reunião, por parte do governo federal, causou insatisfação após todo o trabalho feito no final de semana.

“A coordenação do Setor foi pega de surpresa com o cancelamento da mesa de negociação que estava prevista para hoje (7). Causou certa frustração por conta de todo esforço feito pela coordenação juntamente com as seções sindicais no sentindo de planejar, avaliar e fazer o balanço desse processo da campanha salarial. Começou na sexta (3) o governo afirmando que não apresentou a contraproposta porque apresentaria na reunião da terça (7)”, contou.

 Acesse aqui o relatório da reunião do Setor das Ifes.


Texto: Fritz R. Nunes com informações do ANDES-SN
Fotos: ANDES-SN e arquivo pessoal
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias