Governo acena com possibilidade de índice de recomposição salarial chegar a 9% SVG: calendario Publicada em 13/03/23
SVG: atualizacao Atualizada em 14/03/23 19h58m
SVG: views 491 Visualizações

Diretoria da Sedufsm reúne-se com o Conselho de Representantes para analisar proposta nesta terça, 14/03, às 17h

Alt da imagem
Reunião com integrantes do governo federal, na última sexta, dia 10

Durante reunião entre governo e representantes de servidores e servidoras na última sexta, 10 de março, para que fosse apresentada uma contraproposta por parte do Executivo no que se refere à recomposição das perdas salariais, o primeiro índice apresentado foi de 8,4%, além da manutenção do aumento de 200 reais no auxílio alimentação, já anunciado anteriormente. Diante da repercussão negativa entre as representações do funcionalismo, houve um aceno de que o percentual poderá atingir 9%.

Diante desse fato novo e conforme orientação dada pelo ANDES-SN através de circular emitida na semana passada para que proposta seja avaliada nas bases, a diretoria da Sedufsm convocou para esta terça, 14 de março, às 17h, uma reunião com o Conselho de Representantes da entidade. A atividade, que ocorrerá em formato híbrido, ou seja, permitindo a participação presencial e também virtual, tem por objetivo avaliar a proposta apresentada pelo governo.

O 1º Tesoureiro do ANDES-SN, Amauri Fragoso, que tem participado dos encontros com o governo, criticou especialmente a mudança no formato dessas reuniões, em que, segundo ele, têm participado trabalhadoras e trabalhadores de outras categorias que não fazem parte nem do Fonasefe ou do Fonacate.

Conforme Fragoso, nessa nova rodada, os representantes do Executivo anunciaram uma novidade: para atingir o patamar de 8,4% de reajuste seria necessária a aprovação de dois Projetos de Lei no Congresso Nacional. Um seria o que estabelece o reajuste das categorias e outro, um PLN – Projeto de Lei do Congresso Nacional - alterando a Lei Orçamentária Anual para realocar R$ 300 milhões à rubrica destinada ao custeio de salários do funcionalismo.

Para Fragoso, o movimento pode ser entendido como uma manobra para deixar com o Congresso Nacional a decisão acerca da recomposição salarial do conjunto das servidoras e dos servidores federais.

A próxima rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente deverá acontecer no dia 20 de março.
 

Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm manifesta pesar pelo falecimento do Frei Sérgio Antônio Görgen, referência na luta social e camponesa no Brasil

SVG: calendario 03/02/2026
SVG: tag Sedufsm
Frade franciscano, fundador do MST, do MPA e do PT, Frei Sérgio faleceu aos 70 anos e deixa legado marcado pela defesa da justiça social, da terra e da agroecologia

Sedufsm publica Orçamento para 2026

SVG: calendario 30/01/2026
SVG: tag Sedufsm
No site também está disponível o Balanço de 2024, aprovado em assembleia

Alerta: novas tentativas de golpe contra docentes persistem nas últimas semanas

SVG: calendario 28/01/2026
SVG: tag Sedufsm
Sedufsm recebeu diversas mensagens de sindicalizadas e sindicalizados encaminhadas por golpistas. Saiba como se proteger e como contatar o sindicato e a assessoria jurídica

Veja todas as notícias