Dia Nacional de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio ocorre nesta quarta, 15
Publicada em
14/03/23 17h27m
Atualizada em
23/03/23 17h18m
744 Visualizações
InformANDES especial destaca luta contra Reforma aprovada em 2017, no governo Temer

Às vésperas do Dia Nacional de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio, que ocorre nesta quarta-feira, 15 de março, o Sindicato Nacional docente lançou uma edição especial do InformANDES, enfocando as avaliações do movimento sindical sobre o tema. A ideia é que o material seja usado nas mobilizações marcadas para acontecer em diversas regiões do país com o objetivo de pressionar o governo federal para reverter os retrocessos impostos ao processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens.
O InformANDES foi elaborado pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do Sindicato Nacional e distribuído às e aos participantes do VII Seminário Estado e Educação, realizado no último final de semana (10 a 12 de março), em Fortaleza (CE).
Confira aqui o InformANDES Especial (versão para gráfica)
Confira aqui o InformANDES Especial (versão para impressora)
Para a 1ª vice-presidenta da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN e da coordenação do GTPE da entidade, Elizabeth Barbosa, a reforma do Ensino Médio “compromete profundamente as e os estudantes do Ensino Médio e isso tem interferência muito grande no acesso desses e dessas estudantes à universidade pública. A mudança no processo de formação por itinerários, que retirou disciplinas que são fundamentais para o senso crítico, para reflexão, traz para o Ensino Médio a perspectiva de uma formação aligeirada, sem qualidade”.
A diretora do Sindicato Nacional destaca que as mudanças promovidas pela reforma do Ensino Médio deixaram a Educação Pública diretamente ligada com o setor privado, aumentando a carga horária da formação, mas de uma forma que retira as e os estudantes das salas de aula em processos precarizados e alienantes. Ela acrescenta que o ANDES-SN vê com muita preocupação esse processo e reforça que é fundamental o empenho do Sindicato Nacional, das suas seções sindicais e de toda a categoria nessa luta pela revogação do Novo Ensino Médio.
VII Seminário Estado e Educação
O Novo Ensino Médio e seus impactos para a Educação foram discutidos durante o VII Seminário Estado e Educação, realizado entre os dias 10 e 12 de março, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza. O evento teve como tema central “O projeto do Capital para a Educação: como enfrenta-lo?”. Confira a cobertura:
- Primeiro dia do VII Seminário Estado e Educação aborda projeto do Capital para educação e formas de enfrentamento
- Racismo, Lei de Cotas, militarização e plataformização na Educação foram debatidos no segundo dia do Seminário Estado e Educação
- Debates do VII Seminário Estado e Educação fortalecem categoria para a luta
Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
