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14/03/2023 17h27m 14/03/2023 18h02m | A+ A- | 143 visualizações
Às vésperas do Dia Nacional de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio, que ocorre nesta quarta-feira, 15 de março, o Sindicato Nacional docente lançou uma edição especial do InformANDES, enfocando as avaliações do movimento sindical sobre o tema. A ideia é que o material seja usado nas mobilizações marcadas para acontecer em diversas regiões do país com o objetivo de pressionar o governo federal para reverter os retrocessos impostos ao processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens.
O InformANDES foi elaborado pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do Sindicato Nacional e distribuído às e aos participantes do VII Seminário Estado e Educação, realizado no último final de semana (10 a 12 de março), em Fortaleza (CE).
Confira aqui o InformANDES Especial (versão para gráfica)
Confira aqui o InformANDES Especial (versão para impressora)
Para a 1ª vice-presidenta da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN e da coordenação do GTPE da entidade, Elizabeth Barbosa, a reforma do Ensino Médio “compromete profundamente as e os estudantes do Ensino Médio e isso tem interferência muito grande no acesso desses e dessas estudantes à universidade pública. A mudança no processo de formação por itinerários, que retirou disciplinas que são fundamentais para o senso crítico, para reflexão, traz para o Ensino Médio a perspectiva de uma formação aligeirada, sem qualidade”.
A diretora do Sindicato Nacional destaca que as mudanças promovidas pela reforma do Ensino Médio deixaram a Educação Pública diretamente ligada com o setor privado, aumentando a carga horária da formação, mas de uma forma que retira as e os estudantes das salas de aula em processos precarizados e alienantes. Ela acrescenta que o ANDES-SN vê com muita preocupação esse processo e reforça que é fundamental o empenho do Sindicato Nacional, das suas seções sindicais e de toda a categoria nessa luta pela revogação do Novo Ensino Médio.
VII Seminário Estado e Educação
O Novo Ensino Médio e seus impactos para a Educação foram discutidos durante o VII Seminário Estado e Educação, realizado entre os dias 10 e 12 de março, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza. O evento teve como tema central “O projeto do Capital para a Educação: como enfrenta-lo?”. Confira a cobertura:
Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm
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