Dia Nacional de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio ocorre nesta quarta, 15 SVG: calendario Publicada em 14/03/23 17h27m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/03/23 17h18m
SVG: views 781 Visualizações

InformANDES especial destaca luta contra Reforma aprovada em 2017, no governo Temer

Alt da imagem

Às vésperas do Dia Nacional de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio, que ocorre nesta quarta-feira, 15 de março, o Sindicato Nacional docente lançou uma edição especial do InformANDES, enfocando as avaliações do movimento sindical sobre o tema. A ideia é que o material seja usado nas mobilizações marcadas para acontecer em diversas regiões do país com o objetivo de pressionar o governo federal para reverter os retrocessos impostos ao processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens.

O InformANDES foi elaborado pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do Sindicato Nacional e distribuído às e aos participantes do VII Seminário Estado e Educação, realizado no último final de semana (10 a 12 de março), em Fortaleza (CE).

Confira aqui o InformANDES Especial (versão para gráfica)
Confira aqui o InformANDES Especial (versão para impressora)

Para a 1ª vice-presidenta da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN e da coordenação do GTPE da entidade, Elizabeth Barbosa, a reforma do Ensino Médio “compromete profundamente as e os estudantes do Ensino Médio e isso tem interferência muito grande no acesso desses e dessas estudantes à universidade pública. A mudança no processo de formação por itinerários, que retirou disciplinas que são fundamentais para o senso crítico, para reflexão, traz para o Ensino Médio a perspectiva de uma formação aligeirada, sem qualidade”.

A diretora do Sindicato Nacional destaca que as mudanças promovidas pela reforma do Ensino Médio deixaram a Educação Pública diretamente ligada com o setor privado, aumentando a carga horária da formação, mas de uma forma que retira as e os estudantes das salas de aula em processos precarizados e alienantes. Ela acrescenta que o ANDES-SN vê com muita preocupação esse processo e reforça que é fundamental o empenho do Sindicato Nacional, das suas seções sindicais e de toda a categoria nessa luta pela revogação do Novo Ensino Médio.

VII Seminário Estado e Educação
O Novo Ensino Médio e seus impactos para a Educação foram discutidos durante o VII Seminário Estado e Educação, realizado entre os dias 10 e 12 de março, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza. O evento teve como tema central “O projeto do Capital para a Educação: como enfrenta-lo?”. Confira a cobertura:

 

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicatos da educação federal buscam unificar ações de mobilização

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Sugestão em reunião conjunta do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra é de realizar plenária unificada na primeira quinzena de abril

Setor das Federais do ANDES-SN indica greve para 15 de abril

SVG: calendario 25/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Deliberação ocorrida em Brasília, na última sexta, 22, terá que ser referendada por docentes nas bases do sindicato

Regional RS do ANDES-SN define realização de encontro no mês de maio, em Santa Maria, para debate da Carreira

SVG: calendario 18/03/2024
SVG: tag ANDES-SN
Integrantes da diretoria regional e representantes das seções sindicais gaúchas se reuniram no sábado, 16 de março, na Sedufsm
Veja todas as notícias