Sindicatos e movimento estudantil pedem que CEPE conceda mais tempo para debate sobre SiSU
Publicada em
Atualizada em
05/04/23 14h35m
253 Visualizações
Entidades enviam carta à Secretaria dos Conselhos e solicitam que documento seja encaminhado a email de conselheiros e conselheiras
Nesta terça-feira, 4 de abril, as entidades sindicais (SEDUFSM, ASSUFSM, SINASEFE e ATENS) e estudantis (DCE E APG) da UFSM solicitaram que a Secretaria dos Conselhos encaminhe aos e-mails das e dos integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) uma carta em que se pede mais tempo para discutir as mudanças na política de ingresso na universidade.
No documento, reivindica-se que as e os conselheiros votem no parecer de vistas, em cujo conteúdo consta a aprovação das seleções específicas de ingresso, mas o adiamento da decisão sobre o retorno do vestibular e do processo seletivo seriado.
O objetivo é que a Ufsm só vote uma questão tão fundamental depois de realizar um debate amplo e democrático nos centros de ensino, junto à comunidade acadêmica e, também, aos movimentos sociais e comunidade externa.
Leia a íntegra da carta abaixo:
“Prezado/a conselheiro/a
Nesta quarta-feira o CEPE irá votar a minuta de resolução que altera as formas de ingresso na UFSM. Nós, entidades representativas, compreendemos que não houve amplo debate sobre o tema: a minuta foi apresentada em uma reunião no final de novembro, recebeu críticas e não foi modificada, sendo levada ao CEPE em janeiro, quando ocorreu o pedido de vistas. Queremos o debate nos centros de ensino, mas também com a comunidade.
Diante da falta deste debate e da intransigência da Reitoria em não retirar o tema de pauta, solicitamos que os/as conselheiros/as votem no Parecer de Vistas, que aprova APENAS as seleções específicas, e retira as questões do vestibular e do processo seriado da minuta.
Com isso, conforme solicitamos hoje, em reunião com a Reitoria, a comunidade acadêmica terá tempo para discutir não apenas a forma de ingresso, mas também a evasão e a permanência, construindo a minuta que for a melhor para a maioria. Queremos, com isso, garantir o debate que não ocorreu durante todo esse processo. Esperamos contar com o seu voto”.
Leia mais sobre a mobilização contra o retorno do vestibular e do processo seriado na Ufsm.
Texto: Bruna Homrich
Arte: Italo de Paula
Assessoria de Imprensa da Sedufsm