Dica: conferir ‘Brincante’ e a contribuição do multiartista Antonio Nóbrega SVG: calendario Publicada em 14/04/23 11h44m
SVG: atualizacao Atualizada em 14/04/23 11h54m
SVG: views 1634 Visualizações

Professora Mara Rubia da Silva sugere filme disponível na plataforma Netflix

Alt da imagem

Sextou! A dica cultural desta sexta, 14 de abril, é da professora aposentada do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, Mara Rubia Alves da Silva. A sugestão da docente é o documentário “Brincante”, cujo roteiro é de Leonardo Gudel e a direção de Walter Carvalho. O filme, que tem duração de 1h32min e está disponível na plataforma Netflix, é descrito como “uma viagem musical” na obra de Antonio Nóbrega, conduzida pelos seus personagens João Sidurino e Rosalina – das peças “Brincante” e “Segundas Histórias”. Confira o texto da dica cultural, logo abaixo.

"A minha dica cultural é o filme ‘Brincante’, que está na Netflix. A obra do ano de 2014, tem a direção de Walter Carvalho e traz no elenco Antonio Nóbrega e Rosane Almeida.

O filme destaca a genialidade do artista folclórico Antônio Nóbrega (70 anos, pernambucano de Recife, foto abaixo), as raízes brasileiras pesquisadas e estudadas sob a ótica deste multiartista, que com sua sensibilidade e maestria mostra as nuances artísticas do folclore brasileiro.

A emoção está presente em cada detalhe do filme. Tudo e todos têm um simbolismo que emergem do criar, ver, vivenciar e experienciar do artista-intérprete.

Recomendo o filme, dentre outros motivos, para destacar a visibilidade e a importância de arte simples e potente que vem do povo, como as cirandas, que são símbolos de comunhão e inclusão!

“Esses cantos, esses toques e essas danças são as pedras do meu céu e as estrelas do meu chão." (António Nóbrega, 2014).”

Mara Rubia Alves da Silva

Docente aposentada do CEFD/UFSM.

 

Imagens: Divulgação e Arquivo pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias