Dica: conferir ‘Brincante’ e a contribuição do multiartista Antonio Nóbrega
Publicada em
14/04/23
Atualizada em
14/04/23 11h54m
1907 Visualizações
Professora Mara Rubia da Silva sugere filme disponível na plataforma Netflix

Sextou! A dica cultural desta sexta, 14 de abril, é da professora aposentada do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, Mara Rubia Alves da Silva. A sugestão da docente é o documentário “Brincante”, cujo roteiro é de Leonardo Gudel e a direção de Walter Carvalho. O filme, que tem duração de 1h32min e está disponível na plataforma Netflix, é descrito como “uma viagem musical” na obra de Antonio Nóbrega, conduzida pelos seus personagens João Sidurino e Rosalina – das peças “Brincante” e “Segundas Histórias”. Confira o texto da dica cultural, logo abaixo.
"A minha dica cultural é o filme ‘Brincante’, que está na Netflix. A obra do ano de 2014, tem a direção de Walter Carvalho e traz no elenco Antonio Nóbrega e Rosane Almeida.
O filme destaca a genialidade do artista folclórico Antônio Nóbrega (70 anos, pernambucano de Recife, foto abaixo), as raízes brasileiras pesquisadas e estudadas sob a ótica deste multiartista, que com sua sensibilidade e maestria mostra as nuances artísticas do folclore brasileiro.
A emoção está presente em cada detalhe do filme. Tudo e todos têm um simbolismo que emergem do criar, ver, vivenciar e experienciar do artista-intérprete.
Recomendo o filme, dentre outros motivos, para destacar a visibilidade e a importância de arte simples e potente que vem do povo, como as cirandas, que são símbolos de comunhão e inclusão!
“Esses cantos, esses toques e essas danças são as pedras do meu céu e as estrelas do meu chão." (António Nóbrega, 2014).”
Mara Rubia Alves da Silva
Docente aposentada do CEFD/UFSM.
Imagens: Divulgação e Arquivo pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)
Galeria de fotos na notícia
