Três chapas que concorrem ao ANDES-SN discutiram propostas em debate na Sedufsm SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 05/05/23 15h11m
SVG: views 2848 Visualizações

Debate realizado em Santa Maria fomenta processo eleitoral que ocorre dias 10 e 11 de maio

Alt da imagem
Gilson Piber (e), mediador do debate, fez a apresentação inicial das três chapas

As três chapas que concorrem à diretoria do ANDES-Sindicato Nacional das e dos Docentes participaram na noite desta quarta, 3 de maio, de um importante debate no auditório Suze Scalcon da Sedufsm. O evento foi organizado pela Comissão Eleitoral Local da seção sindical e permitiu aos grupos que concorrem no pleito que acontece dias 10 e 11 de maio, uma exposição de suas propostas.

Representando a chapa 1 - “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar, o professor Fernando Lacerda Júnior (UFG), candidato na função de 2º Tesoureiro; pela chapa 2 (“ANDES-SN Classista e de Luta”) , o professor André Guimarães (Unifap), candidato à presidência; e, pela chapa 3 (“Renova ANDES”), a professora Celi Taffarel (UFAL), candidata na função de 2ª secretária.

O debate, mediado pelo jornalista da Unifm, emissora de rádio da UFSM, Gilson Piber, durou aproximadamente 2h20min e foi dividido em quatro blocos. O primeiro, de apresentação das chapas, quando cada concorrente teve 5 min para falar. No segundo, duas rodadas de perguntas entre as chapas, com 1 min para pergunta, 3 min para resposta, 1 min para réplica e 1 min para a tréplica. No terceiro, perguntas sorteadas do público, com paridade de gênero. A pergunta, feita em 1 min, em que todas as chapas precisavam responder em até 3 min. Seis entre as e os presentes foram sorteados. No último bloco, as considerações finais de cada representante das chapas, em até 5 min.

Temas abordados

Ao longo do debate, vários temas foram discutidos, como por exemplo, a questão da necessidade de o ANDES-SN olhar mais para a sua base, a importância de avançar na pauta salarial com o governo federal, bem como de buscar alterações na carreira docente, através de um projeto que valorize a categoria, sem discriminar aposentados e aposentadas.

Por parte do público foram trazidas questões como a do futuro do ANDES-SN a partir da desfiliação da CSP-Conlutas; o fortalecimento do Sindicato Nacional no RS; uma avaliação da  atuação da diretoria nacional do sindicato; os motivos de não ter sido construída uma greve durante o governo Bolsonaro; o futuro do Plano Nacional de Educação; e o debate de pautas identitárias no sindicato.

Debate nacional

A Comissão Eleitoral Central (CEC) do ANDES-SN promove o segundo e último debate antes do pleito na próxima segunda, 8 de maio, às 15h. O evento com as três chapas será transmitido pelas redes sociais do Sindicato Nacional.

Confira em nosso site as informações sobre a eleição ao ANDES-SN.

Abaixo, a íntegra do debate que consta do canal da Sedufsm no Youtube.


 

(Mais fotos abaixo, em anexo)

Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Comissão Eleitoral Central promulga resultado da eleição ao ANDES-SN

SVG: calendario 18/05/2023
SVG: tag ANDES - Eleição 2023
Chapa 1 é confirmada como vencedora do pleito para o biênio 2023-2025

Comissão Eleitoral indica vitória da chapa 1 no pleito do ANDES-SN

SVG: calendario 15/05/2023
SVG: tag ANDES - Eleição 2023
Proclamação oficial do resultado deve ocorrer nesta terça, 16 de maio, após análise de recursos de chapas

Foi dada a largada para a escolha da nova diretoria do ANDES-SN

SVG: calendario 10/05/2023
SVG: tag ANDES - Eleição 2023
Eleições para o Sindicato Nacional iniciaram nessa quarta, 10, e seguem na quinta, 11

Veja todas as notícias