PL das Fake News revela queda de braço entre poder econômico e democracia, diz entrevistada SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 18/05/23 17h36m
SVG: views 194 Visualizações

Helena Martins, docente da UFC, abordou elementos do PL 2630 no programa ‘Ponto de Pauta’

Alt da imagem

O Projeto de Lei (PL) 2630/2020, também conhecido como PL das Fake News, vem reascendendo o debate sobre democracia, liberdade de expressão e interesses privados no Brasil. Na edição número 72 do ‘Ponto de Pauta’, programa de entrevistas da Sedufsm, o assunto foi comentado pela jornalista, pesquisadora, doutora em comunicação, professora da Graduação e da Pós-Graduação em Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará e  Integrante do Diracom - Direito à Comunicação e Democracia, Helena Martins.

Ao explicar que o projeto já está em discussão há mais de três anos, tendo sido apresentado primeiramente no Senado, ela elenca algumas alterações que o texto foi ganhando ao longo de sua tramitação. De início mais focado no combate aos crimes cibernéticos e ao uso criminoso das redes, quando chegou na Câmara dos Deputados o debate se ampliou e ficou mais próximo da sociedade civil, adquirindo novos contornos.

Dentre esses novos pontos, Helena destaca a atuação em relação às grandes plataformas digitais para que garantam mecanismos de transparência e o não circular de conteúdos criminosos. “As plataformas estão incomodadas com esse projeto. Estamos falando de transparência. É muito sintomático que elas não queiram dar transparência de seu funcionamento para a sociedade”, disse a entrevistada.

Quando questionada sobre por que alguns setores atribuem regulação das plataformas à censura, Helena pondera que essa relação é característica do Brasil e de outros países da América Latina, marcados pelas práticas de censura recentes das ditaduras militares e por grandes conglomerados de mídia, a quem não interessa promover debates sobre democracia e regulação.

Hoje vemos uma queda de braço e a imposição de um poder econômico contra a democracia”, complementa.

O 72º ‘Ponto de Pauta’ pode ser assistido na íntegra em nosso canal de Youtube ou abaixo, aqui em nosso site:

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: Italo de Paula

Assessoria de Imprensa da Sedufsm  

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM recebe verba emergencial para recuperar estragos das chuvas

SVG: calendario 28/05/2024
SVG: tag Sedufsm
Recurso liberado pelo MEC foi de R$ 8,5 milhões, mas ainda há expectativa de mais R$ 4 milhões via Setec

Seção Sindical não terá expediente nos dias 30 e 31 de maio

SVG: calendario 27/05/2024
SVG: tag Sedufsm
Sedufsm volta a atender em seu horário habitual na segunda, 3 de junho

Comando Local de Greve divulga nota de apoio ao mapeamento da comunidade atingida pelos eventos climáticos

SVG: calendario 16/05/2024
SVG: tag Sedufsm
“A PRPGP da UFSM, parece não estar interessada em saber a situação das pessoas que fazem parte da comunidade universitária neste momento difícil”, ressalta o texto

Veja todas as notícias