Um livro para entender o modo de vida gaúcho
Publicada em
19/05/23 11h31m
Atualizada em
19/05/23 11h34m
146 Visualizações
Professor César De David sugere obra recente de Luiz Fernando Fontoura

Sextou! A dica cultural desta sexta, 19 de maio, é do professor do departamento de Geociências da UFSM, Cesar De David. Ele sugere a leitura de “O gaúcho e seu modo de vida”, de Luiz Fernando Mazzini Fontoura, docente da área de Geografia da UFRGS. Em cerca de 260 páginas, o autor discorre sobre as origens, características e singularidades dessa figura “incompreendida” que habita o sul do Brasil. Para De David, “esse livro contribui para o desvendar e, de algum modo compor outras histórias sobre esse homem do sul e o seu lugar”. A publicação leva a marca da Editora Viseu e, quem se ligou, teve a oportunidade de prestigiar o lançamento na Feira do Livro de Santa Maria, com a presença do próprio Luiz Fernando, no dia 2 de maio. Confira a seguir o texto da dica.
“O texto do Luiz Fernando rememora aquele dos viajantes-escritores que trilharam caminhos, picadas e estradas do Sul do Brasil, curiosos sobre suas gentes, seus labores e a natureza. Borrando fronteiras, descreveram com cuidadosa perspicácia e imaginação uma terra singular, onde o mundo natural e a cultura forjaram um personagem singular e ainda tão incompreendido: o gaúcho.
Do seu encontro com o homem dos pampas, das coxilhas, e das serras, surge uma reflexão onde a erudição está presente, seja no rigor das informações, seja nas referências abundantes, mas é leve e fluído, recheado de “causos”, curiosidades, canções e situações pessoais que a enriquecem e encantam o leitor da primeira à última página.
À semelhança com os textos clássicos da literatura gaúcha associa-se do mesmo modo com a Geografia Regional Francesa, da qual resgata o “gênero de vida”, combinação única entre os fatores geográficos – clima, solos, vegetação, população, atividades econômicas, costumes – que constitui uma fisionomia paisagística particular. Assim é o Pampa e o gaúcho em suas relações recíprocas destacadas nesta obra. Um sujeito organicamente ligado ao território onde vive, uma região intrinsicamente associada ao personagem que a produziu – seu habitat.
Além da descrição da área que estuda e do vazio demográfico da Banda Oriental do Uruguai, a obra está constituída de três partes. Na primeira, intitulada “da introdução da bovinocultura à criação do gaúcho” o autor revisita as origens da ocupação desse espaço dedicado historicamente à criação do gado e os autores que se dedicaram a definição do termo gaúcho. Na segunda parte: “A metamorfose do gaúcho”, a propriedade da terra e as relações de trabalho, de ontem e de hoje, são responsáveis pela definição da sociedade regional. A última parte da obra, “O Pampa mítico”, é dedicada ao “lugar” do gaúcho: onde ele está? Onde ele é? Só lendo o livro para saber.
Certamente “O gaúcho e seu modo de vida” já nasceu um clássico da literatura sul-rio-grandense. Reúne história, geografia, filosofia e arte para contar a odisseia desse personagem tão cercado de mitos e ainda tão desconhecido. Esse livro contribui para o desvendar e, de algum modo compor outras histórias sobre esse homem do sul e o seu lugar.”
Livro: O gaúcho e seu modo de vida
Autor: Luiz Fernando Mazzini Fontoura
Editora Viseu
264 páginas
Preço: 58 reais pela editora ou em contato direto com o autor.
Cesar De David
Professor do departamento de Geociências da UFSM.
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)
Foto: Nathália Arantes (acadêmica da UFN) e arquivo pessoal.
Galeria de fotos na notícia
