Projeto na UFSM promove acolhimento e discussão sobre a maternidade na comunidade acadêmica SVG: calendario Publicada em 19/05/23
SVG: atualizacao Atualizada em 19/05/23 16h28m
SVG: views 308 Visualizações

‘Conexões maternas’ realiza seu primeiro encontro na quinta, 25 de maio, às 14h30, na Casa Verônica

Alt da imagem
Professora Milena Freire, ao centro da foto, coordenadora do projeto

Com o objetivo de mapear e compreender as demandas das mães que trabalham e estudam na universidade, a fim de sistematizar ações de sensibilização e conscientização das políticas de gênero da instituição, nasceu o Projeto de Desenvolvimento Institucional ‘Conexões Maternas’.

As atividades iniciam no próximo dia 25 de maio, quinta-feira, às 14h30, na Casa Verônica (prédio da Biblioteca Central UFSM, entrada pelos fundos). Aberto a todas as mães inseridas no contexto da universidade, o projeto almeja ser um espaço de acolhimento e compartilhamento de informações entre estudantes da graduação, pós-graduação, servidoras e também professoras.

Coordenado pela professora e mãe, doutora Milena Freire de Oliveira-Cruz, do departamento de Ciências da Informação (CCSH), o ‘Conexões maternas’ pretende conhecer as mães existentes no campus e, a partir desse conhecimento, montar uma comunidade materna na instituição, uma forma de consolidar uma rede de apoio e convivência das mães e seus filhos dentro desse espaço.

Diz Milena que "a questão do acolhimento das mães é um tema que precisa ser visibilizado e problematizado, sob um olhar crítico acerca das desigualdades históricas pelas quais as mulheres-mães vivem e que inclui, consequentemente, o ambiente universitário".

A ideia do projeto é promover diferentes atividades e encontros de acolhimento, de forma periódica, para a comunidade materna da universidade, sempre objetivando melhorar as condições de exercício da maternidade dentro dos espaços de estudo e trabalho dessas mães, independente da idade.

Maternidade, academia e obstáculos

Embora a participação das mulheres tenha crescido nos ambientes acadêmicos e nas produções científicas brasileiras, chegando em 2020 a um percentual de 40,3% do total de pesquisadores/as, a permanência e progressão dessas mulheres na carreira acadêmica ainda encontra muitos obstáculos.

Nesse contexto adverso, a dificuldade de conciliar trabalho, estudos e ‘maternagem’, se apresenta como um entrave para a entrada ou permanência dessas mulheres na graduação e pós-graduação, bem como o acesso a cargos de gestão ou a progressão pela produção científica.

Inscrições para a primeira atividade

As inscrições para a primeira atividade podem ser feitas através do link: https://forms.gle/SAWo3B2HavGReadw6

Para buscar uma adesão ampla, a ideia é que os encontros se realizem em dias e horários alternados. Assim, para aquelas que não puderem comparecer no dia 25, é solicitado que preencham o mesmo formulário indicando as possibilidades.

SERVIÇO

Encontro de Acolhimento Conexões Maternas.

Dia 25 de maio, às 14h30, na Casa Verônica (prédio da Biblioteca Central UFSM, entrada pelos fundos)

Aberto a todas as mães da UFSM

Instagram: @conexoesmaternas.ufsm

Informações

(55)981453035 - Milena Freire - professora DCC/CCSH/UFSM.

(55) 91139153 - Carolina Farneze - mestranda POSCOM/UFSM.

 

Edição: Fritz R. Nunes

Imagens: Conexões maternas e arquivo pessoal

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

O trabalho escravo continua, mas o cerco a esse crime aumentou

SVG: calendario 18/02/2025
SVG: tag Sedufsm
Novos casos de trabalho análogo à escravidão são identificados na colheita da uva na Serra Gaúcha, mas o Ministério Público do Trabalho no RS e outras instituições estão mobilizadas para enfrentar esse crime contra trabalhadoras e trabalhadores.

Sedufsm reúne-se com reitoria da UFSM para discutir reajuste e progressões

SVG: calendario 17/02/2025
SVG: tag Sedufsm
Sindicato cobrou que Administração chame ao diálogo sempre que uma proposta atinja a carreira docente

STF derruba obrigatoriedade do RJU no serviço público

SVG: calendario 13/02/2025
SVG: tag Sedufsm
Sedufsm diz que diferentes modalidades de contratação irão gerar desigualdade e precarização no trabalho docente

Veja todas as notícias