ANDES-SN participa de encontro em ministério para continuidade da Mesa de Negociação SVG: calendario Publicada em 25/05/23 18h34m
SVG: atualizacao Atualizada em 25/05/23 18h44m
SVG: views 64 Visualizações

Secretário de Gestão de Pessoas do governo federal apresentou minuta sobre o formato das negociações

Alt da imagem
Governo apresentou uma minuta de protocolo de negociações a representações do funcionalismo

O ANDES-SN participou, junto com demais representantes do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), de reunião no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que discutiu a atualização do protocolo de instalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).  O encontro aconteceu na última quarta, 24 de maio, e integrou a semana de mobilização da Campanha Salarial 2024.

O novo secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho do Ministério de Gestão e da Inovação (SGRPT/MG), José Lopez Feijóo, que substituii Sérgio Menonça, apresentou uma minuta com o formato proposto pelo governo para a Mesa Nacional de Negociação Permanente, quais os critérios e debates que serão colocados na MNNP. As entidades poderão apresentar propostas ao protocolo, até dia 12 de junho. Após acordado, o protocolo será publicado no Diário Oficial da União (DOU). Uma nova agenda entre representantes do governo, do Fonasefe e do Fórum de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) está prevista para o dia 21 de junho.

Francieli Rebelatto, 2ª secretária do ANDES-SN, afirma que já no início da reunião as e os dirigentes das entidades do funcionalismo federal expressaram o descontentamento e a desaprovação em relação ao arcabouço fiscal e a forma como o projeto foi encaminhado pelo governo sem qualquer diálogo com as categorias de trabalhadoras e trabalhadores do serviço público.

A diretora do ANDES-SN ressaltou ainda que "temos até o dia 12 de junho para discutirmos com as nossas bases e com os nossos fóruns, o Fonacate e o Fonasefe, qual é a forma que queremos ser representados e como queremos construir essa mesa de negociação. Vamos seguir mobilizados, dialogando com as nossas bases para termos então, no próximo período, uma proposta que contemple os nossos interesses, para termos uma mesa permanente de negociação dos nossos salários, da nossa carreira e das nossas condições de trabalho”, destacou Francieli.

Arcabouço fiscal

Durante terça e quarta-feira (23 e 24 e maio), como parte da "Semana de Mobilização pela Campanha Salarial 2024", em Brasília (DF), diretores e diretoras nacionais do ANDES-SN, docentes da Comissão Nacional de Mobilização (CNM) e representantes das seções sindicais do Sindicato Nacional estiveram em diversas atividades na Câmara dos Deputados, em protesto ao Arcabouço Fiscal, que representa um novo Teto de Gastos e que limita os investimentos em Saúde, Educação e outros serviços públicos essenciais.

Na terça, em ato na Câmara, foi lançada a cartilha “Auditoria da Dívida Pública: Ferramenta Fundamental para Garantir Transparência, Correta Aplicação dos Recursos Públicos e Desenvolvimento Socioeconômico do Brasil”. 

As e os docentes também acompanharam, durante essa semana, a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento Sem Terra (MST) em apoio ao MST, importante instrumento de luta das trabalhadoras e dos trabalhadores do campo, em defesa da reforma agrária e da soberania e segurança alimentar.

Também visitaram diversos gabinetes de parlamentares, para pressionar deputadas e deputados a se posicionarem contra os diversos ataques à classe trabalhadora que tramitam no Congresso Nacional e assinarem também a petição para a instalação da Frente Parlamentar pela Auditoria da Dívida Pública.

Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: globe-light Compartilhe com sua rede social

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Em reunião no MEC, ANDES-SN reforça posição pela revogação do Novo Ensino Médio

SVG: calendario 22/05/2023
SVG: tag ANDES-SN
Encontro com sindicatos é parte do plano para avaliação e reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio

Seções sindicais do RS têm encontro dia 27 de maio, em Pelotas

SVG: calendario 16/05/2023
SVG: tag ANDES-SN
Sedufsm abre inscrições para docentes interessados(as). Prazo é até sexta, 19 de maio

Servidoras e servidores públicos lançam campanha salarial 2024 nesta quarta, 17 de maio

SVG: calendario 16/05/2023
SVG: tag ANDES-SN
Evento organizado pelo Fonasefe acontece a partir das 15h, no Anexo II da Câmara dos Deputados
Veja todas as notícias