Final de semana de opções variadas na cena teatral santa-mariense SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 26/05/23 16h39m
SVG: views 1374 Visualizações

Programação inclui atividades no Treze de Maio, Teatro Caixa Preta e Espaço Cultural Victorio Faccin

Alt da imagem
Janelas do Theatro Treze de Maio

A dica cultural desta sexta, 26 de maio, apresenta três opções para você ir ao teatro. A primeira delas, já na noite desta sexta-feira (19h) com “Arte nas janelas”, especial de 26 anos do Theatro 13 de Maio, cuja exibição é gratuita. As outras duas opções acontecem neste sábado, 27 de maio: às 19h, no Teatro Caixa Preta da UFSM, o espetáculo “Sobrevida”, com entrada franca e, às 20h, no Espaço Cultural Victorio Faccin, a peça “Medeia”, com valor de 30 reais (inteira) e 15 reais (meia entrada).

Arte nas janelas- Theatro Treze de Maio

O projeto ‘Arte nas Janelas’ apresenta uma trajetória pela música brasileira, rememorando diversos compositores brasileiros. Para celebrar os 26 anos do Theatro Treze de Maio, com homenagens a parceiros e apoiadores daquele espaço cultural, ocorrerá a apresentação de Dida Larruscain, Dilber Alonso e Lufe Duarte. A realização, nesta sexta, dia 26, às 19h, é dos Amigos da Associação do Theatro Treze de Maio. O projeto é resultado de um financiamento através da Lei de Incentivo municipal ( LIC/SM), tendo classificação livre. O evento é gratuito nas janelas frontais do Treze de Maio, que se localiza na Praça Saldanha Marinho.

O ‘Arte nas Janelas’ teve seu início durante a pandemia do Coronavírus, quando o teatro estava impossibilidade de receber o público em suas dependências. Pensando em levar música de qualidade para o público que circulava na praça, foi estruturado um "novo" palco nas janelas frontais do Treze de Maio.

Informações: turno da tarde (Fone 3028-6245 ou 3028-0909).

‘Sobrevida’ no Teatro Caixa Preta

Uma das opções para o sábado, 27 de maio, às 19h, é o espetáculo “Sobrevida”, com entrada gratuita no Teatro Caixa Preta (anexo ao prédio 40, campus da UFSM, em Camobi).  
A peça, dirigida por Jaques Machado, retrata momentos da vida de um ator – interpretado por Lincoln Camargo e Xandre Martinelli – que revela seu diagnóstico positivo para HIV.

“Foi um processo de repassar minhas memórias, buscar e-mails escritos para a minha infectologista e encontrar os primeiros exames para ajustar a cronologia de datas dos acontecimentos”, conta o diretor do espetáculo, diagnosticado como soropositivo em 2011, em entrevista ao site ‘Matinal Jornalismo’.

O espetáculo tem o Financiamento do Pró Cultura RS (governo estadual) e conta com o apoio do Centro de Artes e Letras da UFSM.

Ingressos gratuitos através do sympla.com.br

‘Medeia’no Espaço Cultural Victorio Faccin

Uma outra indicação para este sábado, 27 de maio, só que às 20h, é a peça teatral “Medeia” do ‘Teatro Por que não?, no Espaço Cultural Victorio Faccin. A entrada custa 30 reais (inteira) e 15 reais (meia).

A história versa sobre Medeia, uma mulher machucada, mas, ao mesmo tempo: “feiticeira, amante, mulher, mãe, traída, enganada, abandonada”. E quem a escuta? Quem escuta essa mulher? O espetáculo Medeia é descrito como o “choque entre a revisitação ao mito grego, imortalizado na tragédia de Eurípides, e o olhar contemporâneo sobre as imposições patriarcais infligidas às mulheres. Passado e presente se encontram e se entrelaçam através da força da poesia”, diz a sinopse.

Classificação: 14 anos
Duração: 1h
Local: Espaço Cultural Victorio Faccin (rua Duque de Caxias, nº 380, bairro do Rosário, Santa Maria-RS). Fone: (55) 3217-6600.

Texto: Fritz R. Nunes
Imagens: Divulgação/redes sociais

Assessoria de imprensa da Sedufsm
 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Um livro para lembrar da Boate do DCE e de Júpiter Maçã

SVG: calendario 21/06/2024
SVG: tag Cultura
Professor José Marcos Froehlich comenta a leitura de “Um lugar do caralho”

Drama palestino é tema de documentários que serão debatidos na UFSM

SVG: calendario 14/06/2024
SVG: tag Cultura
Migraidh, Cátedra Sérgio Vieira de Mello e Comitê Palestina Livre realizam na próxima quinta, 20 de junho, um cine debate

Professor destaca conteúdo político da saga “Planeta dos macacos”

SVG: calendario 07/06/2024
SVG: tag Cultura
Amarildo Trevisan reflete sobre aspectos que lembram o momento de extremismos da sociedade atual

Veja todas as notícias