Docente da UFSM é convidado(a) para a jornada de lutas na quarta, 30 de agosto
Publicada em
Atualizada em
28/08/23 18h14m
306 Visualizações
Programação terá assembleia para discutir recomposição salarial às 8h e bandeiraço no arco de entrada do campus a partir de 11h
Conforme já vinha sendo anunciado, a última semana de agosto está destinada à mobilização das e dos docentes em todo o país. Desde esta segunda (28) até quinta (31), uma intensa programação em Brasília, como forma de pressionar o governo e também a parlamentares no que se refere a várias pautas, mas especialmente a da campanha salarial.
Na UFSM, a programação da Jornada de Lutas dessa semana teve alguns de seus encaminhamentos na assembleia de sexta passada, dia 25, e foi complementada a partir das deliberações da reunião do Setor das Federais (Ifes) do ANDES-SN, ocorrida neste domingo, 27, na capital federal. Assim, a semana começou nesta segunda, 28, com carro de som passando pelo campus sede, conclamando professoras e professores à mobilização. Essa iniciativa prossegue diariamente, até quinta, 31 de agosto, das 11h30 às 13h30 e das 17h às 19h.
A quarta, 30 de agosto, é o ponto alto dessa jornada. Na UFSM, a programação da Sedufsm prevê:
8h- primeira chamada da assembleia docente, no auditório do Centro de Educação (Audimax), que deve avaliar a proposta de recomposição salarial a ser apresentada pelo governo federal nesta terça, 29 de agosto, durante a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP);
11h- Realização de bandeiraço e também panfletagem no arco de entrada (Avenida Roraima) do campus sede da UFSM, em Santa Maria.
Já em Brasília, a semana abre nesta segunda e terça, dias 28 e 29 de agosto, com recepção a parlamentares no aeroporto e também visita a eles/elas no Congresso Nacional.
Na quarta, 30 de agosto, a partir das 9h, também na capital federal, está previsto um ‘Ato da Campanha Salarial 2024’, em unidade com categorias do Serviço Público Federal.
Segundo circular relacionada à reunião do Setor das Ifes, o ANDES-SN defende e tentará articular uma reunião com a bancada sindical - Fonasefe, Fonacate e Centrais Sindicais na tarde de quarta (30), para construir uma proposta a ser apresentada na nova Reunião de Trabalho da Mesa Central da MNNP, ainda no dia 30 de agosto.
O ANDES-SN defenderá uma nova reunião com o governo a partir das 16h para que as entidades da bancada sindical do(a)s servidore(a)s público(a)s possam dar retorno ao governo sobre o índice, em caso de ter ocorrido apresentação de proposta no dia 29 de agosto.
E, na quinta, 31 de agosto, a partir das 9 h, haverá continuidade da mobilização em Brasília para avançar no andamento das Mesas Específicas e Setorial da MNNP. Prosseguirão as visitas aos gabinetes dos(as) parlamentares, pressionando sobre os três eixos de negociação:
- Retirada imediata da PEC 32, compromisso assumido pelo Governo Federal no Termo do Acordo nº1;
- Fim da lista tríplice a reitor;
- Fim do impedimento da retroatividade de recomposição salarial, prevista no Plano de Lei de Diretrizes Orçamentárias.
A Sedufsm estará representada, nas atividades de Brasília, nos dias 30 e 31 de agosto, pela professora Maristela Souza (CEFD) e pelo professor Francisco Freitas (aposentado), ambos aprovados na assembleia de sexta, 25 de agosto.
Texto: Fritz R. Nunes
Arte: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm