Grupo de Estudos da UFSM-PM lança campanha para arrecadar absorventes higiênicos SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 14/09/23 12h34m
SVG: views 284 Visualizações

Ação que busca combater a pobreza menstrual já distribuiu mais de 200 absorventes em apenas um mês desde o seu lançamento

Alt da imagem

O Grupo de Estudos em Gênero, Vulnerabilidade e Cuidados em Saúde (GenVUlC), do Campus Palmeira das Missões da UFSM, lançou a "Campanha Absorvente Solidário: Pegue quando precisar e doe quando estiver sobrando". A iniciativa busca combater a pobreza menstrual, uma realidade que afeta meninas, mulheres e outras pessoas que menstruam. Podem ser doados absorventes externos e internos, e o posto de arrecadação fica localizado no Hall do prédio principal do Campus de Palmeira.  

De acordo com a professora do departamento de Enfermagem da UFSM Palmeira das Missões e coordenadora da campanha, Fernanda Beheregaray Cabral, a pobreza menstrual é uma situação complexa e abrange desde a falta de produtos menstruais como absorventes, até mesmo poucas informações sobre o próprio corpo, menstruação e questões de saúde sexual e reprodutiva.

“Por isso, se coaduna às questões dos direitos sexuais e reprodutivos. Pois, as dificuldades financeiras vulnerabilizam as pessoas que não conseguem acessar os produtos menstruais adequados e acabam improvisando meios para o período menstrual. Além de muitas vezes faltar às aulas pela falta dos mesmos”, afirma a docente.

Fernanda, que também coordena o projeto de extensão "Práticas Educativas em Gênero, Vulnerabilidade e Cuidados em Saúde de Populações em Contextos de Vulnerabilidade em Territórios Urbano e Rural", conta que, entre 2017 e 2019, o GenVUlC já disponibilizava absorventes nos banheiros do Campus, embora seus integrantes ainda não tivessem sido apresentados ao conceito de ‘pobreza menstrual’. Foi em 2022, após a realização de um seminário, que esse debate ganhou mais espaço e originou posteriormente a campanha "Absorvente Solidário", hoje apoiada pelo edital ODH/Casa Verônica.

A ação consiste em ofertar caixinhas com absorventes externos e internos nos banheiros do campus da UFSM-PM. Cabe destacar que, apenas um mês após o seu lançamento, a campanha já distribuiu mais de 200 absorventes.

Mas esse quantitativo evidencia a importância dessa problemática, a qual deve ser amplamente debatida na Universidade como uma questão de saúde pública que requer ações para seu enfrentamento institucional. Como organizamos essa campanha solidária mantida com doações, o GenVulC ainda não conseguiu ampliar para os demais prédios do Campus. Importante que a comunidade acadêmica se sensibilize e apoie com doações”, comenta Fernanda.

Dados nacionais  

De acordo com a pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos”, lançada em maio de 2021 por UNICEF e UNFPA, no Brasil, 4 milhões de meninas em idade escolar sofrem com pelo menos uma privação de higiene, isso inclui a falta de acesso a absorventes e instalações básicas nas escolas, como banheiros e sabonetes. Dessas, quase 200 mil alunas estão privadas de condições mínimas para cuidar da sua menstruação na escola.

 

Texto: Karoline Rosa (estagiária de jornalismo)

Edição: Bruna Homrich (jornalista)

Imagem: UFSM Palmeira das Missões

Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm não terá expediente na manhã de quinta, 27 de junho

SVG: calendario 25/06/2024
SVG: tag Sedufsm
Alteração no funcionamento se deve à assembleia docente que ocorre no Auditório Wilson Aita

Sedufsm participa de ato na Câmara de Vereadores contra o PL antiaborto

SVG: calendario 21/06/2024
SVG: tag Sedufsm
Votação de Moção é adiada para o dia 25 de junho, população presente na sessão plenária reage com protestos e acusa vereadores(as) de manobra regimental

Sede da Sedufsm não abre ao público na tarde desta quarta, 19 de junho

SVG: calendario 19/06/2024
SVG: tag Sedufsm
Alteração no funcionamento se deve à assembleia docente que ocorre no Auditório do CCR

Veja todas as notícias