Uma noite para estreitar ainda mais os laços docentes SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 11/10/23 11h51m
SVG: views 483 Visualizações

Sedufsm promoveu no sábado, 7, mais um jantar baile em comemoração ao Dia do Professor e da Professora

Alt da imagem
Presidente da Sedufsm, acompanhado da diretoria, faz a saudação às e aos presentes ao jantar

Às vésperas do Dia do Professor e da Professora, cuja data comemorativa é em 15 de outubro, a Sedufsm promoveu mais um jantar baile. A confraternização aconteceu no último sábado, dia 7, iniciando às 20h, no salão de festas Floratta, localizado no bairro Perpétuo Socorro, em Santa Maria.

Cerca de 350 pessoas, entre ex-diretores(as) da seção sindical, ex-reitores, docentes da base (ativos e aposentados) se divertiram com as atrações do evento que, além do jantar propriamente dito, contou com as apresentações da banda ‘Milho Verde’ e do ‘sambe’ com Paola Matos.

Pouco antes de o jantar ser servido, por volta de 21h, a diretoria atual da Sedufsm se reuniu em frente ao palco para fazer uma saudação a todos e todas presentes. O presidente da entidade, Ascísio Pereira, fez questão de lembrar que em poucas semanas, no dia 7 de novembro, a seção completa mais um ano de vida. “Somos um sindicato que sempre esteve ao lado da categoria docente. A comprovação disso é que 34 anos depois da fundação, seguimos existindo e estamos aqui, juntos, para reforçar nossos laços.”

Ascísio Pereira destacou que para além dos temas relacionados à conjuntura nacional e às preocupações locais, a Sedufsm sempre buscou se articular com outras categorias de trabalhadores(as) e outros movimentos sociais. Ao dizer isso, Ascísio enfatizava a presença, ao lado do(a)s componentes da diretoria, pela primeira vez em um jantar do sindicato, de Gabriel Rovadoschi Barros, presidente da Associação de Familiares de Vítimas e de Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), e de Flavio Silva, do Movimento do Luto à Luta, ex-presidente da AVTSM.

A importância da defesa da categoria

Não somente durante a fala do presidente da Sedufsm, mas em diversos momentos da festa, o telão no local projetava o slogan atualizado da entidade, que representa a continuidade do anterior. Em tempos de autoritarismo, a palavra de ordem era “Sou Sedufsm. Defendo a UFSM”. No momento atual, esse slogan avança para o fortalecimento do sindicato na luta pelos direitos da categoria: “Sou Sedufsm. Defendo a categoria docente”.

Em complemento a essa ideia, foi exibido um vídeo, construído pelo setor audiovisual da equipe de Comunicação do sindicato que ressaltava a importância de professoras e professores estarem filiados(as) à entidade que os representa legalmente nos campos político, jurídico e trabalhista.

Caindo na pista

E o momento mais animado da confraternização, sem dúvida, foi o das apresentações musicais. A primeira banda a se apresentar foi a ‘Milho Verde’ (foto acima), que apresentou sucessos atemporais e novidades do forró, baião, xote e outros ritmos regionais brasileiros.  A banda, formada por Juliet Castaldello (triângulo e voz), Erick Corrêa (acordeom e voz), Yuri ML (violão e voz) e Guingo Freire (zabumba), representam uma junção de artistas experientes da cidade, que enveredaram para estilos de música regional, como é o caso dos ritmos nordestinos e, que, na compreensão deles, casa também com a música do Rio Grande do Sul.

No complemento do espaço musical, para colocar de vez o povo na pista, o “sambe! Com Paola”. A premiada musicista santa-mariense, Paola Matos (foto abaixo), e seus músicos, literalmente levaram os(as) presentes para o salão, interpretando clássicos do samba brasileiro, passando por Demônios da Garoa, Clara Nunes, Cartola e Zeca Pagodinho. Foi impossível ficar parado diante do show apoteótico, em que o salão acabou por se transformar em um sambódromo.

Além da voz e do carisma, a artista não esquece de lembrar parcerias históricas como a da Sedufsm. Quase ao final da apresentação, ao microfone, Paola desferiu um recado: “A Sedufsm é uma entidade que apoia a cultura da cidade e seus artistas”.

E, por falar em agradecimento. Na medida em que o jantar baile se aproximava do fim, e que os(as) presentes se dirigiam para a saída do salão, recebiam um agradecimento especial da diretoria da seção sindical: alguns brindes, entregues pela equipe de funcionários/as da Sedufsm, para levar de recordação de momento tão significativo.

Veja aqui todas as fotos do jantar da Sedufsm.

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Rafael Balbueno
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Conselho Universitário atende solicitação da Sedufsm e minuta da progressão docente é retirada de pauta

SVG: calendario 20/12/2024
SVG: tag Sedufsm
Vitória da democracia na UFSM, ressalta presidente da Seção Sindical, que também é membro do Consu

Sindicato rechaça minuta de progressão docente ao apagar das luzes e sugere retirada da proposta da pauta do Consu

SVG: calendario 19/12/2024
SVG: tag Sedufsm
“Visão tecnicista e burocrática da Reitoria”, avalia vice-presidenta da Sedufsm, Liane Weber, ao criticar envio de proposta sem debate amplo

Descartadas: terceirizadas com quase 20 anos de casa são demitidas na UFSM

SVG: calendario 19/12/2024
SVG: tag Sedufsm
Para a Sedufsm, demissão expõe a fragilidade da terceirização, o sucateamento e a precarização do trabalho na lógica neoliberal

Veja todas as notícias