‘Toca Raul’ promete agitar o público no Theatro Treze de Maio
Publicada em
11/10/23
Atualizada em
11/10/23 18h22m
1791 Visualizações
O tributo ao roqueiro baiano acontece na próxima terça-feira (17), às 20h

Nesta quarta, véspera de feriado, o espaço de dica cultural traz como sugestão o show ‘Toca Raul’, para relembrar os grandes clássicos de Raul Seixas, nas vozes de Renato Mirailh, Janu Uberti e Marcelo Massário - Com a participação especial de Tiane Tambara e Rafael Bisogno. A 6ª edição do show acontece dia 17 de outubro, às 20h, no Theatro Treze de Maio.
O show possui classificação livre e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro Treze de Maio. Mais informações diretamente com o Theatro pelos telefones (55) 3028-6245 ou 3028-0909, e presencialmente de terça a sexta-feira, das 13h30 às 18h30.
O produtor, diretor e vocalista do espetáculo, Janu Uberti, conta que a ideia de criar um projeto de tributo ao cantor Raul Seixas aconteceu a partir da sua admiração pelo cantor, que surgiu ainda na sua adolescência.
“A ideia primeiro é por eu ser fã de Raul desde que ele surgiu no cenário musical e por coincidência o surgimento e o sucesso de Raul Seixas veio em uma das melhores épocas da minha vida como músico. Desde os 15 anos por aí ouvia Raul Seixas e comecei a seguir e a tocar as músicas dele em rodas de amigos e escola, enfim, onde reuníamos, tinha música do Raul seixas”, conta Janu.
O vocalista relembra que após sua vinda para Santa Maria, teve a ideia de reunir alguns músicos para realizar shows beneficentes, e assim nasceu ‘Janu e convidados’, um evento que reúne vários músicos com o objetivo de se apresentar para entidades filantrópicas, com 100% da renda destinada à entidade escolhida, sendo assim, nenhum músico cobra cachê nestes eventos.
‘Janu e convidados’, que hoje já tem 20 anos, passou por uma mudança em 2010, quando Janu observou que muitos integrantes do projeto tocavam Raul, e assim surgiu a ideia de fazer um show somente com músicas do compositor baiano.
“Fizemos o primeiro show em 2010 no Theatro Treze de maio, ainda no mesmo ano fizemos o show em duas casas noturnas da cidade e uma vez na Praça Saldanha Marinho, em uma promoção da própria Sedufsm, que foi um sucesso [aniversário de 24 anos da seção sindical]. Estas edições deram muito certo, paramos em vista da pandemia e hoje retornamos com a 6º edição que esperamos que seja novamente um sucesso”, explica Janu.
Para o produtor santa-mariense, Raul Seixas foi um compositor diferenciado, suas músicas são poesias atemporais, pois possui fãs de todas as idades. Ainda de acordo com o produtor, nos locais em que ocorrem os shows, pessoas de todas as idades pedem “Toca Raul”, tendo sido assim, inclusive, que nasceu o nome do espetáculo.
“A importância de Raul é seu estilo, sua maneira de compor e interpretar, enfim, ele foi diferenciado e trouxe-nos algo diferente que permanece até os dias de hoje, como diz a música de Zeca Baleiro em homenagem a RaulZito: ‘Em todo canto que eu vou, tem sempre algum grande fã do cara, é quase uma tara, jovens, velhos e crianças. Malucos e caretas, parece uma seita - esse cara é um mito’. Realmente ele foi e é um mito. Eu como músico passo bastante por esta situação e com muito gosto atendo aquele que, num bar ou numa festa, grita dizendo: Toca Raul!”, conclui Janu.
Texto: Karoline Rosa (estagiária de jornalismo)
Edição: Bruna Homrich (jornalista)
Imagem: Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm.
Galeria de fotos na notícia
