Assembleia aprova mobilização contra votação dos encargos docentes no próximo CEPE
Publicada em
Atualizada em
16/10/23 16h06m
475 Visualizações
Também foi aprovada a prestação de contas de 2022 e eleito o novo conselho fiscal da Sedufsm
Na assembleia geral docente, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (11 de outubro) no auditório Audimax (prédio 16, Centro de Educação) da UFSM, a pauta dos encargos docentes, com previsão de votação na próxima reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), no dia 20 de outubro, foi um dos destaques.
Ficou decidido que o sindicato vai fazer uma ampla mobilização com o objetivo de tentar evitar que a proposta seja aprovada por conselheiros/as. Dentre as ações que serão implementadas estão: o uso de carro de som nas diversas Unidades da UFSM; ações pelo WhatsApp para informar as e os docentes da votação e como ela impacta nas questões da progressão da carreira. A Sedufsm também fará um anúncio no jornal Diário de Santa Maria e enviará uma carta a conselheiros/as, procurando sensibilizá-los quanto à não aprovação da proposição.
Sobre os encargos didáticos docentes, o professor Ascísio dos Reis Pereira, presidente da Sedufsm, começou trazendo um histórico da discussão do tema entre o sindicato e a reitoria, em que a entidade, inclusive, apresentou uma proposta alternativa, procurando melhorar a original, mas houve uma negação da maioria dos pontos sugeridos pela entidade por parte da gestão da UFSM.
Aprovação da prestação de contas de 2022
O professor José Pigatto, integrante do Conselho Fiscal da Sedufsm, apresentou o relatório de prestação de contas de 2022. Ele destacou que o mesmo é feito com base nos balancetes mensais e nos balanços anuais da tesouraria. Segundo o docente o exame das contas está fundamentado na conferência da movimentação contábil e na regularidade fiscal. Pigatto falou da gestão dos recursos financeiros da Sedufsm, mostrando o balanço geral e a demonstração de resultados do exercício, ressaltou que mesmo não visando o lucro, o sindicato teve um bom resultado, com rendimentos acima da inflação.
O parecer do conselho indicou a aprovação das contas, que foi acatada pelos/as presentes, sendo aprovado por unanimidade. O conselheiro lembrou que mostrou apenas um resumo das demonstrações contábeis, mas quem quiser ter acesso ao material completo pode conferir na sede da Sedufsm ou, em breve, na página da seção sindical. Quanto ao parecer pela aprovação, confira na imagem acima ou, ainda, ao final da matéria, em anexo.
Eleição do novo conselho fiscal
Outra pauta da reunião foi a eleição do novo conselho fiscal, cujo mandato é de um ano. A nova composição, eleita por unanimidade, ficou da seguinte forma: professor José Alexandre Magrini Pigatto, professora Rosângela Marion da Silva e professor Júlio Ricardo Quevedo dos Santos (titulares). E as professoras Clara Marli Scherer Kurtz, Glaucimara Pires Oliveira e Tânia Micheline Miorando (suplentes).
Informes
Nos informes, o professor Leonardo Bottega, que é diretor da Sedufsm, destacou que esteve em Brasília para o IV Encontro Nacional do ANDES-SN sobre Carreira Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e Ensino Básico das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes), além de ter participado da reunião de Setor das Federais (Ifes) do ANDES-SN.
Durante os dias 29 e 30 de setembro, frisou ele, foram discutidas temáticas relativas à educação técnica e tecnológica, em especial a discussão pela revogação do novo ensino médio, carreira docente e especificidades da carreira EBTT e do próprio ensino básico técnico e tecnológico. Já na reunião de setor das federais, o destaque ficou por conta da campanha salarial e semana de mobilização, ocorrida entre 02 e 07 de outubro.
Texto: Cadiani Lanes Garcez (estagiária de jornalismo)
Imagens e edição: Fritz R. Nunes (jornalista)
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
Documentos
- PARECER CONSELHO FISCAL ANO 2022