Sedufsm inicia diálogo nos Centros para construção de nova minuta de encargos docentes SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 17/11/23 18h09m
SVG: views 445 Visualizações

Primeiro encontro foi nesta quinta, 16, no CT-CCNE, e na próxima semana tem reuniões no CE, campi de Frederico e Palmeira (22/11), CCR-CAL e CCS

Alt da imagem
Reunião que deflagrou o debate com docentes nas Unidades ocorreu na tarde desta quinta, 16, no auditório do CT

A professora Neila Baldi e o professor Leonardo Botega, ambos integrantes da diretoria da Sedufsm, participaram nesta quinta, 16, da primeira reunião de uma agenda programada para ocorrer até dia 28 de novembro, nas Unidades de Ensino da UFSM (incluindo os campi), sobre a minuta dos encargos docentes.

A reunião desta quinta aconteceu no Auditório 355 (anexo 9A, no CT), e era destinada ao diálogo com docentes do Centro de Tecnologia e do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). O objetivo desses encontros é reunir subsídios para a elaboração de um novo documento relacionado aos encargos docentes, já que o elaborado pela Reitoria da UFSM não atende às reivindicações de professoras e professores no que se refere a evitar a sobrecarga de trabalho. Essa elaboração deve se dar em conjunto com o Grupo de Trabalho de Carreira (GT Carreira) da Sedufsm.

Já na segunda (20/11), às 9h, ocorre nova atividade, dessa vez com docentes do Centro de Educação. A reunião acontece no auditório do CE (Audimax, anexo ao prédio 16). Ao longo desta semana também ocorrem encontros semelhantes no campus de Frederico (21/11), de Palmeira das Missões (22/11), CAL-CCR (22/11) e no Centro de Ciências da Saúde (24/11). A agenda finaliza nos dias 27/11 (CCSH, CEFD) e 28/11 (campus de Cachoeira do Sul). Veja a íntegra do calendário de reuniões mais abaixo.

Em sua exposição inicial aos e às docentes que compareceram ao auditório do anexo 9A (CT), Leonardo Botega destacou que um dos aspectos que tem sido levantado pelo sindicato se refere à confecção de um documento que estabeleça uma carga horária máxima para o docente em sala de aula, o que possibilitaria um equilíbrio no cumprimento do tripé ensino, pesquisa e extensão.

Tomando como base essa lógica, Neila Baldi fez algumas perguntas às e aos presentes, com o objetivo de saber o que pensam sobre o estabelecimento desse limite de horas em sala de aula, que varia de instituição para instituição, conforme reportagem publicada neste site, e, que, no caso da diretoria da Sedufsm, a  proposta sugerida é de no máximo 12h em sala de aula.

A diretora da Sedufsm argumentou ainda que a assessoria jurídica da entidade já produziu parecer em que considera constitucional a normatização de um limite em termos de horas em sala de aula e que o próprio reitor, professor Luciano Schuch, na reunião pública do dia 30 de outubro, admitiu a possibilidade de que minuta contenha um limite para horas em sala de aula.

Ainda conforme a diretora da Sedufsm, se de um lado, a atuação do sindicato, com o apoio da categoria, fez a gestão da UFSM retirar a minuta que alterava progressões e promoções, e recuar quanto à tentativa de aprovar à toque de caixa a minuta dos encargos docentes, um novo assunto surge causando preocupação: a possibilidade de as e os docentes serem incluídos no PGD (Programa de Gestão e Desempenho).

Ao final da reunião, a avaliação da direção da Sedufsm foi de que há muito mais inquietações dos e das docentes e que há um descontentamento com os rumos da atual gestão da Universidade, que aponta para uma instituição pautada em valores neoliberais.

 

Confira a agenda das reuniões nas Unidades sobre a minuta dos encargos docentes:

20 de Novembro, CE

9h- Audimax (prédio 16)


21 de Novembro, Campus de Frederico Westphalen

14h- Espaço de Convivência.


22 de Novembro, CAL e CCR

9h- Auditório Flavio M. Schneider (CCR).


22 de Novembro, Campus de Palmeira das Missões

9h- Auditório do prédio 2.


24 de Novembro, CCS

9h30, Anexo 26B.


27 de Novembro, CEFD

9h30, Miniauditório (prédio 51, 2º andar).


27 de Novembro, CCSH

16h, Sala 2275 (prédio 74A).

 28 de Novembro, Campus de Cachoeira do Sul
9h, Auditório C3-21.


Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato finaliza reuniões para construção de proposta de encargos docentes

SVG: calendario 05/12/2023
SVG: tag Minuta
Colaborações de docentes das Unidades serão importantes na elaboração de documento da Sedufsm que será enviado aos conselhos superiores

Sedufsm segue na construção colaborativa de nova proposta sobre encargos docentes

SVG: calendario 30/11/2023
SVG: tag Minuta
Reuniões buscam atender demandas dos professores e professoras, e se encerram terça-feira, em Cachoeira do Sul

Sedufsm intensifica debates para proposição de nova minuta sobre encargos docentes

SVG: calendario 24/11/2023
SVG: tag Minuta
As reuniões, que iniciaram dia 16 de novembro, seguem até dia 5 de dezembro contemplando centros e campi da UFSM

Veja todas as notícias