Sedufsm realiza encontro no CE para construção de nova minuta de encargos docentes SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 22/11/23 14h28m
SVG: views 282 Visualizações

A reunião integra uma agenda programada para acontecer nas Unidades de Ensino da UFSM, e que tem como foco a discussão sobre a minuta dos encargos docentes

Alt da imagem

Na manhã desta segunda-feira (20), o professor Ascício Pereira e as professoras Márcia Mörschbächer e Simone Gallina, da diretoria da Sedufsm, participaram da segunda reunião de uma agenda programada para ocorrer até dia 28 de novembro, nas Unidades de Ensino da UFSM (incluindo os campi), sobre a minuta dos encargos docentes.

A reunião aconteceu no Audimax, auditório do Centro de Educação da UFSM (CE), e era destinada ao diálogo com docentes daquele centro. O objetivo desses encontros é coletar informações para a criação de um novo documento sobre os encargos docentes, uma vez que a minuta elaborada pela Reitoria da UFSM não atende às demandas dos professores e professoras no que diz respeito à prevenção da sobrecarga de trabalho, entre outras questões. A elaboração deste novo documento está programada para ser realizada de forma colaborativa, em conjunto com o Grupo de Trabalho de Carreira (GT Carreira) da Sedufsm.

Para o professor e presidente da Sedufsm, Ascísio Pereira, é importante que a fala dos e das docentes presentes nessas reuniões estejam registradas dentro da proposta de minuta.

“É importante que o que foi debatido hoje esteja registrado dentro da proposta de minuta, que essas discussões que nós fizemos aqui e as outras que já foram feitas e as que serão feitas, incorporem a proposta de encargos docentes que nós venhamos a defender no CEPE. Isso significa em outras palavras representar a vontade dos e das docentes que estão participando da discussão”, defende o presidente da Sedufsm. 

Encaminhamentos
Após a reunião, ficou estabelecido a necessidade de discutir os encargos docentes a partir de alguns detalhes importantes, como por exemplo, editais em período férias e a diferença entre o trabalho docente, a questão de gênero deve estar presente na elaboração da minuta. “Faz diferença, a gente sabe que faz diferença. É muito diferente ser particularmente uma professora mãe e um professor, pela estrutura da sociedade”, acrescenta o professor.

Para Ascício, foi esclarecedor ouvir os e as colegas que participaram da discussão, destacando que é relevante compreender questões como a postura da reitoria ao atribuir responsabilidades ao Ministério Público. Além disso, ressaltou que muitos e muitas docentes, possivelmente a maioria, podem não estar cientes do papel desempenhado pelo Ministério Público.

“Fazer esse debate, reunir os e as colegas e poder ouvir pessoas de centros diferentes, realidades diferentes, é fundamental para o amadurecimento dessa proposta em resposta à proposta excludente que a reitoria fez”, comenta o presidente da Sedufsm.

As reuniões agendadas nos campi de Frederico Westphalen, nesta terça-feira (21), e em Palmeira das Missões, nesta quarta-feira (22), foram canceladas em virtude do falecimento do professor Clovis Guterres, primeiro presidente da entidade. Em função da alteração da agenda nos campi, a visita a docentes em Cachoeira do Sul também será remarcada. Apesar de destinada a cada centro, os e as docentes podem  participar da reunião de outro centro que não o seu. 

Confira a agenda das reuniões nas Unidades sobre a minuta dos encargos docentes:

22 de Novembro, CAL e CCR
9h- Auditório Flavio M. Schneider (CCR).

24 de Novembro, CCS
9h30, Anexo 26B.

27 de Novembro, CEFD
9h30, Miniauditório (prédio 51, 2º andar).

27 de Novembro, CCSH
16h, Sala 2275 (prédio 74A).
 


Texto e fotos: Karoline Rosa (estagiária de jornalismo)
Edição: Fritz R. Nunes (jornalista)
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato finaliza reuniões para construção de proposta de encargos docentes

SVG: calendario 05/12/2023
SVG: tag Minuta
Colaborações de docentes das Unidades serão importantes na elaboração de documento da Sedufsm que será enviado aos conselhos superiores

Sedufsm segue na construção colaborativa de nova proposta sobre encargos docentes

SVG: calendario 30/11/2023
SVG: tag Minuta
Reuniões buscam atender demandas dos professores e professoras, e se encerram terça-feira, em Cachoeira do Sul

Sedufsm intensifica debates para proposição de nova minuta sobre encargos docentes

SVG: calendario 24/11/2023
SVG: tag Minuta
As reuniões, que iniciaram dia 16 de novembro, seguem até dia 5 de dezembro contemplando centros e campi da UFSM

Veja todas as notícias