Diante da ausência de resposta do governo à pauta salarial, ANDES-SN intensifica mobilização docente SVG: calendario Publicada em 22/11/23 09h52m
SVG: atualizacao Atualizada em 22/11/23 10h11m
SVG: views 298 Visualizações

Novo calendário de atividades é proposto, abrangendo desde audiências públicas até semanas de mobilização em defesa da pauta de reivindicações

Alt da imagem

Diante da ausência de avanços nas negociações entre o governo federal e os representantes das categorias do serviço público federal, a direção do ANDES-SN decidiu ampliar a mobilização dos docentes das Instituições Federais de Ensino (IFE). Um novo calendário de atividades foi proposto, abrangendo o período de 27 de novembro a 16 de dezembro, conforme divulgado na circular 423/2023 (acesse aqui).

Para fortalecer as iniciativas durante esse período, o ANDES-SN também convocará a Comissão Nacional de Mobilização (CMN). De acordo com a avaliação da diretoria do Sindicato Nacional, "as respostas do governo em relação às nossas demandas foram completamente inadequadas". A circular destaca que os servidores permanecem excluídos do orçamento previsto para 2024, e as ameaças de uma contrarreforma administrativa continuam significativas.

Na última reunião da Mesa Central de Negociação, em 16 de novembro, nenhum percentual de recomposição salarial foi apresentado. Após intensa pressão da bancada sindical, os representantes do governo federal se comprometeram a fornecer uma resposta sobre a reposição salarial até 15 de dezembro. Portanto, na avaliação do Sindicato Nacional, é importante  intensificar a mobilização nas próximas semanas.

“Ressaltamos que as seções sindicais devem estar atentas para comunicados e circulares emitidos pelo ANDES-SN, pois pode ser necessário realizar uma nova rodada de assembleias ao longo do processo de negociação com o governo. Qualquer novidade nesse processo, as seções sindicais serão imediatamente comunicadas”, destaca a diretoria do ANDES-SN na circular.

Confira a agenda de mobilização:
•    27/11, às 14h30 – Audiência pública sobre a luta dos(as) servidores(as) públicos contra a contrarreforma administrativa. Esta audiência foi articulada pelo Andes-SN e o requerimento é das Deputadas Fernanda Melchiona e Sâmia Bomfim. A audiência será presencial e transmitida pela TV Câmara.
•    28/11 – Dia nacional de lutas com atividades nos estados para desencadear um processo de avaliação sobre o processo de negociação até o momento.  Assim, as seções sindicais podem realizar reuniões, passeatas, cafés com a base, assembleias, rodas de conversas, atos conjuntos com as demais entidades do SPF e outras atividades de luta.
•    28/11, às 18h – Live unificada de todas as entidades do FONASEFE para realizar balanço da Campanha Salarial 2024. 
•    28/11 – 05/12 – Período de reuniões nos locais de trabalho para mobilizar a base, debater a Campanha Salarial 2024, construir uma avaliação para subsidiar assembleias e reunião do setor de federais do ANDES-SN. 
•    05-08/12 – Período para rodada de assembleias pautando balanço da Campanha Salarial 2024 e escolha de representantes de base para reunião do Setor de Federais do ANDES-SN.
•    11-15/12 – Semana de Mobilização e Atividades nos estados e locais de trabalho em defesa da pauta da Campanha Salarial 2024.
•    11 /12 – Envio das avaliações e deliberações do balanço para a Secretaria do ANDES-SN, preenchendo o formulário do link: https://forms.gle/59GqwZmtHRcdJt167
•    14/12 – Data limite para indicar nome de participantes das Seções Sindicais na reunião do Setor de Federais.
•    16/12 - Reunião do Setor de Federais do ANDES-SN, na sede nacional.


Texto: Karoline Rosa (estagiária de jornalismo), com informações do ANDES-SN 
Edição: Fritz R. Nunes (jornalista)
Imagem: ANDES-SN 
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Entidades de servidoras e servidores protocolam contraproposta salarial ao governo

SVG: calendario 01/02/2024
SVG: tag Campanha Salarial 2024
Iniciativa ocorrida nesta quarta, 31, resultou de debates nas bases e encaminhamentos da plenária dos SPFs

ANDES-SN encaminha estudo técnico do Fonasefe para subsidiar debate sobre contraproposta salarial

SVG: calendario 23/01/2024
SVG: tag Campanha Salarial 2024
Assembleias docentes de todo o país analisam dados para subsidiar debate com o governo

ANDES-SN convoca docentes para reunião do Setor das Federais no sábado, 27 de janeiro

SVG: calendario 22/01/2024
SVG: tag Campanha Salarial 2024
Pauta do encontro é avaliar proposta salarial do governo federal e elaborar uma contraproposta
Veja todas as notícias