‘Agora só falta você’ celebra 34 anos do sindicato com tributo a Rita Lee SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 27/11/23 15h09m
SVG: views 1918 Visualizações

Show que marca a 83ª edição do Cultura na Sedufsm, na quinta, dia 30/11, também busca valorizar presença docente na vida sindical

Alt da imagem

Na 83ª edição do Cultura na Sedufsm, o sindicato apresenta o Show “Agora só falta você”, um Tributo a Rita Lee, com as cantoras Evelíny Pedroso, Gisele Guimarães, Juliet Castaldello, Laura Landerdahl Christmann, Paola Mattos e Tiane Tambara. O evento ocorre no dia 30 de novembro (quinta-feira), às 17h30min, na área externa do Auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo (prédio 9F) no campus sede da UFSM. A atividade faz parte das comemorações dos 34 anos da Sedufsm e tem acesso totalmente gratuito.

O show marca a primeira vez que o palco do Auditório da Arquitetura e Urbanismo será aberto para o lado externo, ou seja, propiciando o espetáculo ao ar livre. Entretanto, em caso de chuva, o evento irá ocorrer dentro do Auditório. Além disso, o título do evento- “Agora só falta você", também representa um chamado para que os/as docentes participem da vida sindical, filiando-se.

Para entender um pouco mais sobre a ideia e a importância desse show, ouvimos o produtor cultural, Janu Uberti, e três cantoras que farão parte da apresentação.

Janu Uberti conta que a ideia de organizar essa homenagem à rainha do rock já existia e acabou se concretizando a partir de um convite feito pela Sedufsm.

“O que nos leva a fazer algo sobre Rita Lee é mostrar ao público, através das suas composições, o impacto e o legado que ela deixa para a música popular brasileira como roqueira, feminista e autêntica”. Ele lembra ainda um outro aspecto: “Rita Lee desafiou ao conservadorismo, sendo uma das primeiras mulheres a tocar guitarra no palco. E não só tocar, pois sua irreverência, atitude e postura, fizeram com que ela fosse conhecida como uma defensora das mulheres e se tornando a rainha do rock brasileiro”, argumenta Janu.

Ícone e pioneira

Tiane Tambara, cantora que estará no palco de “Agora só falta você” destaca que resgatar as canções de Rita Lee, uma figura icônica do rock e uma das pioneiras do gênero no Brasil, é importante para o público santa-mariense.

“Rita Lee é uma referência para mim. Cresci escutando. Então, me senti à vontade, muito confortável. Quando foram passadas as músicas, eu já sabia todas porque está no meu contexto musical escutar Rita Lee. Por isso, posso dizer que, acima de tudo, eu me sinto confortável e muito honrada de estar participando desse tributo à rainha do rock”, frisa Tiane.

Evelíny Pedroso, que também faz parte do grupo de mulheres que compõe o tributo, avalia que é importante homenagear uma cantora do nível de Rita Lee, que foi uma das pioneiras em composição autoral no país. “Voou mundos afora nutrindo tantas compositoras atuais e falando por nós, mulheres, em tempos que a nossa voz ainda era muito mais calada, oprimida. Rita Lee é um orgasmo sonoro!”, sublinha. 

Sobre fazer parte do show, Evelíny afirma se sentir “com uma responsabilidade enorme e prazerosa de perpetuar a canção da Rita Lee. Suas músicas imprimem coragem em falar sem se importar com os bons costumes do país que inibem o potencial criativo das mulheres. Rita é criação pura”, exclama Evelíny.

Assim como as demais, Paola Matos também acredita ser “uma honra e uma euforia celebrar Rita Lee”. Além disso, a preparação para o show possibilitou à cantora, segundo ela própria, descobrir territórios artísticos que só Rita Lee foi capaz de lhe apresentar.

“Rita trouxe para o mundo, através do exemplo, liberdade, autenticidade e verdade. Não deu chance para hipocrisia na vida dela e isso, além da obra musical genial dela, é algo que precisa ser celebrado. Rita Lee é única e vai ter sempre muito para nos ensinar com sua arte”, acredita Paola.

A banda

Além das seis cantoras, o tributo também conta com uma banda formada por Diogo Matos (teclado), Patrick Junior (guitarra), Luciano Coronel (contrabaixo) e Pedrinho Monte (bateria).

 

Texto: Karoline Rosa (estagiária de jornalismo)

Edição: Fritz R. Nunes (jornalista)

Imagem: Italo de Paula

Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Um livro para lembrar da Boate do DCE e de Júpiter Maçã

SVG: calendario 21/06/2024
SVG: tag Cultura
Professor José Marcos Froehlich comenta a leitura de “Um lugar do caralho”

Drama palestino é tema de documentários que serão debatidos na UFSM

SVG: calendario 14/06/2024
SVG: tag Cultura
Migraidh, Cátedra Sérgio Vieira de Mello e Comitê Palestina Livre realizam na próxima quinta, 20 de junho, um cine debate

Professor destaca conteúdo político da saga “Planeta dos macacos”

SVG: calendario 07/06/2024
SVG: tag Cultura
Amarildo Trevisan reflete sobre aspectos que lembram o momento de extremismos da sociedade atual

Veja todas as notícias