Sedufsm segue na construção colaborativa de nova proposta sobre encargos docentes SVG: calendario Publicada em 30/11/23 16h27m
SVG: atualizacao Atualizada em 30/11/23 16h31m
SVG: views 186 Visualizações

Reuniões buscam atender demandas dos professores e professoras, e se encerram terça-feira, em Cachoeira do Sul

Alt da imagem
Reunião no Campus de Frederico westphalen

Na próxima semana, dia 5 de dezembro, ocorre o último encontro da rodada de reuniões promovida pela Sedufsm para discutir os encargos docentes. A reunião acontece no Campus de Cachoeira do Sul, às 9h, no Auditório (prédio C3).  As atividades começaram dia 16 de novembro, percorrendo os centros do campus sede e os campis. O objetivo dos encontros é coletar informações para a criação de um novo documento sobre os encargos docentes, uma vez que a minuta elaborada pela Reitoria da UFSM não atende às demandas dos professores e professoras no que diz respeito à prevenção da sobrecarga de trabalho, entre outras questões. A elaboração deste novo documento está programada para ser realizada de forma colaborativa, em conjunto com o Grupo de Trabalho de Carreira (GT Carreira) da Sedufsm.

Esta semana foram quatro reuniões: duas nos campi e duas no campus sede. Na manhã da última segunda-feira (27), as professoras Neila Baldi e Márcia Mörschbächer, ambas integrantes da diretoria da Sedufsm, participaram do encontro no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), que aconteceu no Miniauditório (prédio 51, 2º andar), e foi destinado ao diálogo com docentes do centro. Neste mesmo dia, pela tarde, reunião semelhante ocorreu no Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), que teve a participação das professoras Neila Baldi e Claudia Benetti.

Na tarde do dia 27 de novembro, o professor Ascísio Pereira e a professora Teresinha Weiller, também membros da diretoria da Sedufsm, estiveram presentes na reunião do campus de Frederico Westphalen, que ocorreu na sala de reuniões (sala 19, bloco 2), e era destinado aos docentes do campus. Já na terça-feira (28), os (as) docentes estiveram presentes no campus de Palmeira da Missões, para participarem da reunião que aconteceu na sala 307 (prédio 1), e que tinha como objetivo debater e conversar com os(as) professores(as) do campus sobre os encargos docentes.

Reunião no Campus de Palmeira das Missões

Avaliação

Para o professor e presidente da Sedufsm, Ascísio Pereira, as reuniões têm sido muito proveitosas. “Para os docentes que vêm participando, as reuniões estão sendo de muita proposição e vontade de construir uma proposta que respeite a categoria docente. Primeiro, a indignação com a proposta da reitoria, e depois, a vontade de construir algo sólido e consistente para a categoria, que respeite o trabalho das professoras e professores da instituição”, explica Ascísio.

De acordo com o presidente da Sedufsm, os/as docentes que participaram dos encontros demonstraram grandes preocupações. “Muito medo de uma minuta colocada goela abaixo das e dos docentes, entendimento da falta de respeito com quem faz o trabalho no dia a dia”, afirma o professor.

Ascísio comenta sobre a preocupação dos docentes em relação ao estabelecimento de duas universidades, uma de elite, com uma pequena parte da categoria, e outra de professores e professoras horistas e que não conseguirão acessar recursos e não conseguirão realizar projetos de extensão e pesquisa, ficando apenas em sala de aula. Além disso, o professor destaca que as preocupações em relação a uma nova minuta, se assemelham nos diferentes campi.

“Os campi, têm as mesmas preocupações da sede e ainda agravado com a particularidade dos problemas dos campi. Sentem-se isolados e abandonados pela reitoria da instituição, em uma palavra, estão indignados”, declara o docente.

Preocupações e descontentamos da categoria

A professora e diretora, Neila Baldi, que participou das reuniões do campus sede, destaca que de modo geral, há um descontentamento com os rumos que a Universidade está tomando.

“Há uma percepção de uma instituição pautada em valores neoliberais e com viés autoritário, sem dar tempo para o diálogo e a discussão profunda com a comunidade acadêmica. Esta visão, que apareceu em todos os centros por mim visitados, é reflexo de ações como a que vimos em relação ao vestibular, aos encargos, às progressões e, agora, com o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), em que se repete uma prática de envio de propostas de resoluções que alteram a vida cotidiana da comunidade no final do ano, com urgência para aprovação”, explica a diretora. 

Neila afirma que em relação aos encargos docentes, é unânime, entre as unidades visitadas, que o atual modelo de publicização é falho, que não dá conta de todas as atividades realizadas pelos docentes.

“Quando computamos tudo o que fazemos, a soma é superior a 40 horas de trabalho semanal. Também foi verificada, em todos os centros visitados, a compreensão de que o tema é muito complexo e que demanda muita discussão, pois há singularidades de cada centro, ao mesmo tempo em que há questões comuns a todos”, argumenta a docente. 

Para a diretora da Sedufsm, as principais preocupações da categoria quanto ao que constar na minuta, é em relação à publicização do trabalho docente.

“Verificamos questões sobre o tempo dedicado ao estudo, planejamento, correção de trabalhos e atendimento a estudantes, do mesmo modo que o tempo dedicado a orientações diversas. Em todos também apareceu a necessidade de limitar as horas em sala de aula”, declara Neila.

 

Texto: Karoline Rosa (estagiária de jornalismo)
Edição: Fritz R. Nunes (jornalista)
Imagens: arquivo 
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato finaliza reuniões para construção de proposta de encargos docentes

SVG: calendario 05/12/2023
SVG: tag Minuta
Colaborações de docentes das Unidades serão importantes na elaboração de documento da Sedufsm que será enviado aos conselhos superiores

Sedufsm intensifica debates para proposição de nova minuta sobre encargos docentes

SVG: calendario 24/11/2023
SVG: tag Minuta
As reuniões, que iniciaram dia 16 de novembro, seguem até dia 5 de dezembro contemplando centros e campi da UFSM

Sedufsm realiza encontro no CE para construção de nova minuta de encargos docentes

SVG: calendario 21/11/2023
SVG: tag Minuta
A reunião integra uma agenda programada para acontecer nas Unidades de Ensino da UFSM, e que tem como foco a discussão sobre a minuta dos encargos docentes
Veja todas as notícias