Sindicato finaliza reuniões para construção de proposta de encargos docentes
Publicada em
Atualizada em
05/12/23 17h02m
385 Visualizações
Colaborações de docentes das Unidades serão importantes na elaboração de documento da Sedufsm que será enviado aos conselhos superiores
A diretoria da Sedufsm encerrou nesta terça, 5 de dezembro, no campus de Cachoeira do Sul, a série de reuniões com docentes das Unidades da UFSM, tanto no campus sede como nos outros três campi, que objetivavam colher subsídios para a elaboração de uma nova proposta de minuta de encargos docentes, a ser encaminhada aos conselhos superiores. Esse novo documento, que levará em conta as contribuições levantadas nas reuniões, será sistematizado junto com o Grupo de Trabalho (GT) Carreira da Sedufsm.
Na atividade no campus de Cachoeira estiveram presentes dois integrantes da diretoria da seção sindical: o professor Leonardo Botega e a professora Teresinha Weiller. Conforme Leonardo, a reunião foi importante para o entendimento de como as medidas propostas pela reitoria têm afetado o campus de Cachoeira do Sul, principalmente o trabalho docente. Segundo ele, também foi possível perceber “a ausência de discussões no campus a respeito da minuta dos encargos docentes”.
Para o presidente da Sedufsm, professor Ascísio Pereira, que esteve em várias das reuniões com a categoria nas Unidades, os encontros foram bastante proveitosos. “Para os docentes que vêm participando, as reuniões estão sendo de muita proposição e vontade de construir uma proposta que respeite a categoria docente. Primeiro, a indignação com a proposta da reitoria, e depois, a vontade de construir algo sólido e consistente para a categoria, que respeite o trabalho das professoras e professores da instituição”, enfatiza ele.
Desde o dia 16 de novembro foram nove encontros promovidos pela seção sindical:
- Reunião com docentes do CT e CCNE (16 de novembro);
- Reunião com docentes do CE (20 de novembro);
- Reunião com docentes do CAL/CCR (22 de novembro);
- Reunião com docentes do CCS (24 de novembro);
- Reunião com docentes do CEFD (27 de novembro);
- Reunião com docentes do CCSH (27 de novembro);
- Reunião com docentes do campus de Frederico Westphalen (27 de novembro);
- Reunião com docentes do campus de Palmeira das Missões (28 de novembro);
- Reunião com docentes do campus de Cachoeira do Sul (5 de dezembro).
Para ler mais sobre a mobilização em torno da minuta, clique aqui.
Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Paulo Marafiga
Assessoria de imprensa da Sedufsm