Assembleia rejeita proposta salarial do governo e elabora contraproposta
Publicada em
24/01/24
Atualizada em
25/01/24 08h06m
470 Visualizações
Plenária aponta para discussão na reunião do setor das IFES um índice de 14,14% para 2024
Em assembleia ocorrida na manhã desta quarta, 24, no Auditório Suze Scalcon da Sedufsm (rua André Marques, 665), com primeira chamada às 8h e a segunda, às 8h30, os docentes e as docentes avaliaram a proposta do governo, apresentada em dezembro de 2023, e a contraproposta do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), apresentada na última sexta-feira (19).
Além de recusar a proposta do governo federal- que prevê reajuste zero em 2024 e apenas aumento em diversos auxílios, o que exclui aposentados(as)- e aprovar o indicativo de greve unificada dos Servidores Públicos Federais, a plenária elaborou uma contraproposta ao governo. Esses encaminhamentos devem ser apresentados na reunião do setor das federais do ANDES-SN, que ocorre no dia 27 de janeiro, para avaliar a campanha salarial. Para representar a SEDUFSM, estará presente na reunião a professora e vice-presidenta, Márcia Mörschbächer.
Para o professor e presidente da Sedufsm, Ascísio Pereira, a assembleia foi extemporânea, pois a universidade está em férias, “mas tivemos que ter, por causa da circular do ANDES, uma posição para o setor das IFES no dia 27 de janeiro, que é no próximo final de semana”, explica o professor.
Ascísio conta que o tema central da plenária foi a campanha salarial: “na discussão em torno da campanha salarial foram apresentadas várias propostas por colegas diversificados, relativos aos índices de reajuste e nós conseguimos fechar uma contraproposta unificada da assembleia”, comenta o presidente do sindicato.
A contraproposta prevê:
● Apresentar o índice de 14,14% de reposição salarial para 2024, contemplando docentes ativos e aposentados;
● Aceitar a proposta de reajuste dos auxílios apresentada pelo governo;
● Exigir que o governo abra negociação das perdas salariais históricas desde julho de 2010;
● Que o ANDES-SN defina proposta de carreira para apresentar ao governo na mesa setorial de negociação.
Informes
Nos informes, as professoras e diretoras da Sedufsm, Liane Weber e Simone Gallina comentaram sobre a rodada de negociação com a Unimed em decorrência do reajuste anual. De acordo com ambas, a proposta inicial era de 10,48%. Após uma série de reuniões e discussões, o sindicato aprovou a proposta de um reajuste anual de 4,72%.
Além disso, Ascísio informou sobre os preparativos do sindicato para o 42º Congresso do ANDES-SN, que ocorre em Fortaleza-CE, de 26 de fevereiro a 01 de março. O professor também informou aos presentes, que hoje, dia 24 de janeiro, é comemorado o dia nacional do aposentado e aposentada e, para comemorar essa data entre a tarde de hoje e a manhã do dia 25 de janeiro, o diretor Leonardo Botega e a diretora Márcia Mörschbächer, participaram de entrevistas em rádios de Santa Maria e Frederico Westphalen, para debater sobre o tema.
Texto: Karoline Rosa (jornalista)
Imagens: Fritz R. Nunes (jornalista)
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM