Sindicatos discutem salários e carreira docente
Publicada em
Atualizada em
21/02/24 11h24m
1614 Visualizações
Amanhã ocorre a terceira rodada da mesa específica sobre carreira. Dia 28, a mesa de negociação salarial
Nesta quinta-feira, 22, às 9h, ocorrerá a terceira rodada da Mesa Específica e Temporária que trata das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), em Brasília (DF). O ANDES-SN participará da reunião, convocada pelo governo, junto com o Sinasefe e a Fasubra.
Já no dia 28 de fevereiro, no Dia Nacional de Luta com Paralisação dos Servidores Públicos, ocorre às 14h30, a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). A contraproposta, construída pelos fóruns das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), foi protocolada no dia 31 de janeiro de 2024 por meio do Ofício 001/2024. Para mais informações, acesse aqui.
Campanha Salarial 2024
No início deste mês, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou em entrevista que "Servidores só terão reajuste em 2024 se houver excedente de arrecadação". Dweck enfatiza que o governo enfrenta o desafio de atingir a meta zero de déficit primário para ter essa sobra de arrecadação. O governo propôs à categoria um reajuste de 9%, dividido em duas parcelas de 4,5% em 2025 e 2026, e em 2024 apenas o reajuste dos benefícios
A contraproposta salarial, que será discutida com o governo no próximo dia 28, foi dividida em dois blocos, sendo que as e os docentes encontram-se no Bloco II, com índice reivindicado de 22,71% divido em três parcelas (2024,2025, 2026)
Carreira Docente
Está no ar, desde o dia 6 de fevereiro, a websérie "Carreira Docente em Movimento". A produção será exibida toda primeira terça-feira do mês, no Canal do YouTube do ANDES-SN. O programa também estará disponível ainda nas redes sociais do Sindicato. Acesse aqui o primeiro episódio.
O primeiro episódio contou com a participação de Jennifer Webb, 1ª tesoureira do ANDES-SN, e trouxe um glossário com os principais termos da carreira, como promoção, progressão, regimes de trabalho, retribuição por titulação, magistério superior e EBTT.
Para a próxima edição, dia 5 de março, o “Carreira Docente em Movimento” irá abordar o Caderno 2 do ANDES-SN, que apresenta e detalha as bases da proposta do Sindicato Nacional para a universidade brasileiras.
Texto: Karoline Rosa (jornalista), com informações do ANDES-SN
Imagem: ANDES-SN
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM