Sedufsm realiza programação ampla de acolhimento a docentes e à comunidade da UFSM
Publicada em
Atualizada em
04/03/24 16h14m
509 Visualizações
Atividades iniciam na segunda, 11 de março, e se estendem até começo de abril, incluindo debates e show cultural
O primeiro semestre letivo de 2024 está iniciando e a Sedufsm preparou uma programação ampla para promover o acolhimento da categoria docente e da comunidade universitária em geral no retorno às aulas. A agenda tem início na segunda, 11 de março, estendendo-se até o começo de abril, com atividades que incluem bate-papo com a categoria sobre salário, carreira, pautas internas da UFSM que atingem educadores/as, até shows culturais, que este ano se estenderão também aos campi de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.
O diretor de Comunicação do sindicato, professor Leonardo Botega, destaca que “mais uma vez, a Sedufsm irá recepcionar a categoria trazendo as pautas da categoria docente, tais como salário, carreira e condições de trabalho”.
Ele ressalta que, neste primeiro semestre, há uma novidade, que é a realização de uma edição do ‘Cultura na Sedufsm’ com o cantor e poeta, Pedro Munhoz, ação que, além de Santa Maria, abrangerá também os campi de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. “São formas de contatar com a categoria através da troca de afetos e da luta social”, frisa Leonardo.
Tenda de acolhimento e recepção institucional
Na segunda, 11 de março, a Sedufsm terá a “tenda de acolhimento” a docentes, que será instalada em frente ao prédio 13, do CCNE, no campus de Camobi. No horário das 9h às 19h, integrantes da diretoria e funcionários da seção sindical estarão nessa tenda para dialogar com professores e professoras.
Além de materiais que tratam de salário e carreira, o objetivo é também conversar sobre as demandas internas da UFSM, que já vinham ao longo de 2023, como é o caso da minuta sobre encargos docentes, agora somado a outro tema bastante relevante, que é o PGD (Programa de Gestão e Desempenho).
Integrantes da diretoria também estarão, na manhã de segunda, dia 11, das 10h às 12h, no Centro de Convenções da UFSM, durante a “recepção institucional”, para abordar professores/as sobre as temáticas referidas anteriormente. A programação do “acolhimento Sedufsm” estende-se até o início de abril.
Cultura na Sedufsm tem show de Pedro Munhoz nos campi
Na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, o sindicato realiza, pela primeira vez, o projeto ‘Cultura na Sedufsm’ nos campi de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. Nesses dois dias, ocorrerá a apresentação do músico, cantor, compositor e trovador, Pedro Munhoz.
Palmeira das Missões- o show acontece no auditório do campus da UFSM, a partir das 11h de quarta, 13 de março.
Frederico Westphalen- o show é na quinta, 14 de março, às 10h, no Centro de Convivência do campus da UFSM.
Santa Maria- no campus sede, a apresentação de Pedro Munhoz ocorrerá na segunda, 18 de março, às 17h30, no Auditório Flavio Miguel Schneider, junto ao prédio 42 (Centro de Ciências Rurais).
PGD
O tema do PGD (Programa de Gestão e Desempenho) também será abordado na programação de acolhimento. Na sexta, 15 de março, das 9h às 12h, ocorre uma reunião docente pra tratar sobre sobre o Programa, no auditório Flavio Schneider (prédio do CCR, campus de Camobi). A atividade da Sedufsm ocorre de forma conjunta com o Sinasefe Santa Maria.
Evento para ativos(as) e aposentados(as)
Ainda dentro da programação de acolhimento, na terça, 19 de março, acontece o Encontro sobre assuntos de Aposentadoria e Saúde, promovido pelo Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Sedufsm. O evento ocorre das 8h30 às 17h, no DTG Noel Guarany, junto ao Centro de Eventos da UFSM, em Camobi.
As inscrições já estão abertas e vão até a próxima terça, 12 de março, pelo e-mail da seção sindical- sedufsm@terra.com.br; pelo whatsapp 55 9962 2248; ou presencialmente, na sede da Sedufsm (rua André Marques, 665, no centro de Santa Maria).
Ditadura nunca mais
A programação encerra com uma palestra no dia 1º de abril, às 19h, no Auditório Flavio Schneider (CCR, prédio 42), que terá como tema “Ditadura nunca mais: resquícios de autoritarismo nas universidades”. A expositora do será a professora de História da UFRGS, Claudia Wassermann.
Texto: Fritz R. Nunes
Arte: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm