Sedufsm participa do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação em defesa do funcionalismo público
Publicada em
Atualizada em
02/04/24 08h31m
1055 Visualizações
Seção sindical fará atividades no Arco de entrada da UFSM e no Distrito de Pains
Nesta quarta-feira, 3, a partir das 7h da manhã, a Sedufsm em conjunto com outras entidades sindicais, estará presente no Ato do Arco de entrada da UFSM, atividade que é promovida pela Assufsm. A seção sindical também fará mobilização no acesso secundário à Universidade, na Estrada Municipal Sílvio Schirmer, no Distrito de Pains.
As mobilizações fazem parte da programação do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação promovido pelo Fonasefe, e que têm como objetivo dialogar com os servidores e a sociedade sobre a importância de valorizar o funcionalismo federal e o serviço público, bem como esclarecer sobre a mesa de negociação salarial.
Na mais recente reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, o Ministério da Economia, representado pelo secretário José Lopez Feijóo, reiterou a proposta do governo de reajuste de 0% para o ano de 2024. Por outro lado, a bancada sindical expressou sua indignação com a falta de avanços por parte do governo. As entidades sindicais também destacaram que a proposta de congelamento salarial para 2024 é inaceitável e desrespeitosa para as categorias.
Essa data, definida pelo Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), foi incorporada à agenda de lutas dos docentes das universidades, institutos federais e cefets durante a última reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes). Além disso, o dia 15 de abril foi indicado como um possível dia de greve para os professores das IFE, organizados no ANDES-SN.
Confira a agenda definida pelo Setor das Ifes:
- 26 de março a 9 de abril: Rodada de assembleias nas seções sindicais do ANDES-SN;
- 3 de abril: como Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, com foco em ações nos estados, em articulação com os demais servidores/as;
- 10 de abril: reunião do Setor das Ifes;
- 15 de abril: indicativo de deflagração de greve da base do ANDES-SN;
- 16 a 18 de abril: Jornada de lutas do Fonasefe, com atividades em Brasília:
16/04: Audiência pública na Câmara Federal
17/04: Caravana e Marcha em Brasília dos servidores e das servidoras
18/04: atividades setoriais, possibilidade de ato no MEC das entidades da Educação.
Funcionamento da Sedufsm
Neste dia 3 de abril, a sede da Sedufsm estará fechada para o atendimento externo em virtude da mobilização no campus sede da UFSM.
Texto: Karoline Rosa (jornalista), com informações do Andes-SN
Imagem: Fonasefe